Biografia
Oscar é meio-campo da Seleção Brasileira. Tímido desde a infância, Oscar deixa de lado essa característica quando entra em campo. "Eu quero estar entre os tops do mundo", declarou em entrevista ao jornalista Tino Marcos, poucas semanas antes de estrear na Copa de 2014.
A paixão pelo futebol começou cedo. De origem humilde, no bairro Jardim Mollon de Santa Barbara Doeste (SP) até os 12 anos de idade. A casa ficava localizada em frente a uma quadra e um campo de futebol com medidas oficiais. Era ali que ele passava o dia jogando bola.
Valto Lopes, treinador de uma escolinha de futebol, percebeu o talento do menino, na época chamado de Oscarzinho, e investiu nele. "Às vezes, tinha campeonato que tínhamos que pegar na mão dele para escrever, porque ele não escrevia direito ainda", declarou o "descobridor" em entrevista ao "Jornal Nacional". E essa parceria rendeu vários títulos.
A fama do jogador entre as cidades vizinhas de Americana e Santa Bárbara Doeste foi crescendo. Segundo um dos primeiros treinadores de Oscar, José Delboni, ele tinha o apelido de ratinho na época, porque era magrinho e tinha a orelha grande: "Ele era magricelinho mas fazia a diferença no time".
Desde os 3 anos de idade, Oscar sofre com a perda do pai, que morreu vítima de um acidente de carro. O sonho do pai era vê-lo jogar no São Paulo FC. A mãe do jogador, Sueli, tinha mais duas filhas e assumiu a função de pai e mãe. "Ela sempre me acompanhou desde pequeno nos jogos, ela sempre gostou de futebol". Foi dona Sueli, inclusive, que levou Oscar para o São Paulo aos 14 anos.
Aos 17 anos ele já estava no time profissional do clube paulista, onde ficou de 2008 a 2010. Devido a uma briga judicial, ficou afastado por cinco meses. Voltou aos campos no mesmo ano, no Inter de Porto Alegre, onde se destacou nas duas temporadas que jogou pelo clube. Em 2012, foi transferido para o Chelsea, na Inglaterra, onde joga atualmente.
Oscar fez os três gols do Brasil na final da Copa do Mundo Sub-20 da Colômbia, em 2011, contra Portugal, e se consolidou como titular da Seleção Principal.
Casado desde os 18 anos com Ludmila, se tornou pai pela primeira vez dias antes do jogo de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014. Em 5 de julho nasceu Julia, em Campinas (São Paulo). Concentrado na Granja Comary, o meio-campo foi liberado pelo técnico Felipão para acompanhar de perto o nascimento da menina. No primeiro jogo do Brasil, no dia 12 de junho, fez um gol na partida contra a Croácia, no Itaquerão, em São Paulo, e dedicou à filha e à mulher.
A tatuagem que leva no braço direito é uma homenagem ao pai, com a frase: "Cada passo que eu dou, cada noite que eu rezo, eu sinto a sua falta".
Títulos ao longo da carreira
Campeonato Brasileiro - 2008 - São Paulo
Sul-Americano Sub-20 - 2011 - Brasil
Campeonato Gaúcho - 2011 - Internacional
Mundial Sub-20 - 2011 - Brasil
Campeonato Gaúcho - 2012 - Internacional
Medalha de prata - Olimpíadas de Londres - 2012 - Brasil