Biografia
- Nascimento : 12 de fevereiro de 1938, Duas Barras, Rio de Janeiro
- Idade : 86 anos
- Signo : Aquário
Ícone do samba e do carnaval e criador do samba-enredo "Gbala", de 1993 e reeditado no enredo de 2024, Martinho da Vila nasceu Martinho José Ferreira em 12 de fevereiro de 1938 em Duas Barras (Rio de Janeiro). Antes da fama, o cantor, compositor e escritor foi auxiliar de químico e sargento burocrata, além de contador e escrevente.
Em 1968, disputou um festival de música na Record e alcançou o sucesso com 'Casa de Bamba'. No ano seguinte, gravou o primeiro disco. A partir daí, vieram muitos outros álbus e uma coleção de sucessos como 'Mulheres', 'Prá Que Dinheiro' e 'Tom Maior'.
Antes mesmo de concorrer no festival da Record pela primeira vez em 1967, já havia iniciado o 'casamento' com a Vila Isabel, em 1965. Foi dele a autoria dos sambas campeões em 1988 ("Kizomba") e 2013 ("A Vila Canta o Brasil, Celeiro do Mundo. Água no Feijão, que Chegou Mais Um"), além de ter compos o de 2010 (em homenagem a Noel Rosa).
Em 2022, a Vila fez uma homenagem ao sambista e baluarte, repetindo o que ocorreu no carnaval de 1983 com a hoje escola de samba Mocidade Independente de Inhaúma, e em 2018 com a Unidos do Peruche.
Martinho da Vila empilha uma série de prêmios como o Grammy Latio, o Sharp de Música, o Shell de Música, a Medalha Tiradentes e título de "Doutor Honoris Causa" de instituições como a Universidade Zumi dos Palmares, fora aqueles ligados ao Carnaval (cinco Tamborins de Ouro e 7 Estandartes de Ouro).
O artista já gravou quase 60 álbuns e escreveu cerca de 15 livros, entre crônicas, ficções e romances.
Na vida pessoal, Martinho é pai de oito filhos, incuindo Mart'nália.