Biografia
- Nascimento : 22 de julho de 1978, Amsterdã, Países Baixos
- Idade : 46 anos
- Signo : Câncer
- País : Brasil
Nascida em Amsterdã, na Holanda, Maíra Charken veio para o Brasil aos 2 anos de idade. Morando em São Paulo, cursou jornalismo na PUC-Campinas e dança na Unicamp.
Sua carreira como atriz teve inicio no teatro, em 2001, com a peça "O Abobalhado". Ao longo dos anos, atuou nas peças "Evita Perón", "Gatas Manhosas", "O Manipulador", "Sabor a Mi", "Gardel", "O Homem Ideal", "O Musical dos Musicais", "Nós Amamos" e "Elis - a Musical".
Como humorista, integrou por alguns anos o grupo Deznecessários, participou dos programas "Turma do Didi" e "Os Caras de Pau", e protagonizou um quadro de pegadinhas no "Caldeirão do Huck".
Na TV, começou como dançarina no "Domingão do Faustão", em 1999. Três anos depois, em 2002, participou do caça-talentos "Popstar", do SBT, ficando entre as finalistas.
Estreou no cinema em 2003, com o média-metragem "Retratos da Vida" e, em 2009, trabalhou no curta "Drinks Desejos Desvios".
Mariana Venturini, de "Cobras & Lagartos", exibida em 2006, foi a primeira personagem de Maíra em telenovelas. Ela também atuou em "Dance Dance Dance", da Band, "Chamas da Vida" e "Louca Família", da Rede Record, e em "Malhação" e "Babilônia", da TV Globo. Nesta última, em 2015, a atriz se destacou no papel da delegada Vera Morgado, ganhando o apelido de "delegata".
Em março de 2016, é anunciada como novo apresentadora da bancada do "Vídeo Show" ao lado de Otaviano Costa, assumindo o posto deixado por Monica Iozzi.