Biografia
- Nascimento : 28 de julho de 1960, Rio de Janeiro
- Idade : 64 anos
- Signo : Leão
Luiz Fernando Carvalho é diretor, roteirista e artista audiovisual nascido no Rio de Janeiro. Começou a desenhar e fazer charges para jornais ainda na adolescância, tendo a oportunidade de colaborar com a revista "Pasquim".
Na Universidade, estudou Literatura e Arquitetura, quando decidiu ser um diretor. Apaixonado por cinema, Luiz Fernando Carvalho via repetidas vezes a filmes clássicos na Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) e a cada sessão anotava suas observações a partir de diferentes olhares: ora pela atuação, ora pela iluminação, ora pelos ângulos da câmera.
Aos 24 anos, fez o curta "A Espera" (1986), baseado em "Fragmentos de um Discurso Amoroso", de Roland Barthes. No cinema, também dirigiu o longa-metragem "Lavoura Arcaica", a partir do romance de Raduan Nassar (2001), premiado em mais de cinquenta festivais nacionais e internacionais, entre eles, os dos festivais de Montreal, Havana, Cartagena, Rio e da Mostra de Cinema de SP.
Na TV Globo, assinou a direção de novelas de grande sucesso em parceria com o autor Benedito Ruy Barbosa, como "Renascer" (1993), o maior ibope da década de 1990, "Rei do Gado" (1996), "Meu Pedacinho de Chão" (2013) e "Velho Chico" (2016), além de séries como "Os Maias" (2001), da obra de Eça de Queirós.
Uma das marcas de Luiz Fernando é recriar a literatura e a cultura brasileira a partir da linguagem audiovisual através de obras como "Hoje é Dia de Maria" (2005), "A Pedra do Reino" (2007), "Capitu" (2008), "Subúrbia" (2013), "Alexandre e Outros Heróis" (2014), entre outras, ambas exibidas na Globo.
Publicou livros que registram o processo criativo de cada um de seus trabalhos, como "Hoje É Dia de Maria – roteiro e fotos" e "Cadernos de filmagem de A Pedra do Reino" e "Sobre o filme Lavoura Arcaica". "Hoje é dia de Maria" e "Alexandre e outros heróis" foram finalistas do Emmy internacional.
Em 2017, o diretor assinou a minissérie "Dois Irmãos", baseada na obra homônima de Milton Hatoum, estrelada por nomes como Eliane Giardini, Antonio Fagundes, Cauã Reymond, Juliana Paes, Antonio Calloni e Irandhir Santos, entre outros.
O diretor mora no Rio de Janeiro e tem três filhos. Theo, do casamento com a artista plástica Sandra Burgos; Vittório, do casamento com a atriz Tereza Seiblitz; e Ariel, do relacionamento com a atriz Leticia Persiles.