Histórica. Assim se pode definir a vitória de Luana Cavalcante no Miss Universo Brasil 2024, concurso realizado na noite desta quinta-feira (19) em São Paulo. Aos 25 anos, a Miss Pernambuco foi a primeira mãe a vencer a disputa, que não contou com Daniela Oliveira, que seria representante de Minas Gerais, mas acabou fora por conta de um detalhe.
Quem também não participou foi Ana Kezya Alves, Miss Paraíba, por conta de febre e calafrios decorrente de infecção na garganta. Ao comentar a vitória, Luana lembrou das alterações das regras do concurso. "Com minha carreira na moda e no cinema já consolidadas e meu filho, Pedro, hoje com 4 anos e já alfabetizado, resolvi retomar o projeto, pois gosto de terminar tudo o que começo e ir até o fim e o mais alto possível", festejou ao Splash.
Assim como Bruna Marquezine, Luana já estrelou um filme no exterior - "Battle For Saipan". E no Brasil, atuou em "Filho do Mangue", ambos em 2023. Por conta de conflitos de datas e estar na Itália fazendo um intercâmbio, Maria Eduarda Brechane, campeã do Miss Brasil 2023, não pode estar presente.
A jornalista, modelo e atriz é natural do Rio Grande do Sul, assim como a campeã da edição 2008 Natalia Anderle que chegou a ser dada como desaparecida por quatro dias durante a tragédia das chuvas naquele estado em maio.
Na etapa final do Miss Universo Brasil, Luana superou Gabriele Marinho (2º lugar e Miss Alagoas) e Maria Fabiana Mata (3º lugar, Rio de Janeiro). Antes, 13 candidatas disputaram a etapa do desfile do traje de banho. Em seguida, só sete avançaram, sendo uma (Eduarda Dallagnol, Miss Rio Grande do Sul) pelo voto popular.
A parte musical coube a Wanessa Camargo e apresentação do concurso, a Julia Gama, campeã do Miss Brasil 2020 e vice-campeã do Miss Universo de 2021 em eleição que revoltou a web. Outra convidada da noite foi Sheynnis Palacios, da Nicarágua e campeã do Miss Universo 2023.
"É um prazer estar aqui com vocês. Eu falo espanhol, mas quero aprender português. Eu amo o povo brasileiro. É um prazer estar aqui, é realmente uma honra. Me sinto abençoada e agradecida por ter quase meu último desfile como Miss Universo no meu país preferido desde que sou criança: aqui, o Brasil", afirmou.
No Miss Universo, criado em 1952, o Brasil venceu apenas em 1963 (com Ieda Maria Vargas, homenageada na noite passada) e em 1968 (com Martha Vasconcellos). Os EUA puxam o ranking de vitórias, 9, seguidos da Venezuela, 7, e Porto Rico, 5. Nos últimos anos, tanto Jakelyne Oliveira (em 2013) como Raissa Santana (quatro anos depois) não esconderam a decepção por conta da derrota.