Rayssa Leal vai ser punida por sinal religioso nas Olimpíadas Paris 2024? Comitê Internacional bate o martelo sobre polêmica
Atualizado em 30 de julho de 2024 13:49
Publicado em 30 de julho de 2024 13:48
Por Paola Zanon | Colaboradora
Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens por entretenimento e esporte. Ama reality shows, novelas e celebridades
O Comitê Olímpico Internacional (COI) analisou o sinal religioso que Rayssa Leal fez durante a competição de skate no último domingo (28) e decidiu se a brasileira será punida ou não.
Veja + após o anúncio

O Comitê Olímpico Internacional (COI) avaliou os sinais religiosos que Rayssa Leal fez durante a competição de skate no último domingo (28/07), nas Olimpíadas de Paris 2024.

Antes de descer a rampa para mostrar suas habilidades, a brasileira de 16 anos fez um sinal em libras dizendo que "Jesus é o caminho, a verdade e a vida", frase adaptada da Bíblia em João 14:6.

Mas acontece que manifestações políticas e religiosas são proibidas durante as provas ou pódio e podem render punições e multas aos atletas que as praticarem. O Comitê Olímpico, por sua vez, afirmou que nem chegou a abrir uma investigação sobre o ocorrido com Rayssa durante a competição.

Veja + após o anúncio

"Obviamente parece um genuíno mal-entendido. O que vou falar é que o COI está feliz de os atletas se expressarem em coletivas, em redes sociais e outros lugares. No campo de disputa, nós tentamos manter nos esportes", esclareceu Mark Adams, porta-voz do COI, ao UOL Esporte.

Sendo assim, a "Fadinha" não sofrerá nenhum tipo de punição por parte da organização internacional, e não receberá nem mesmo uma advertência.

Rayssa Leal não sabia da proibição

Ao ser questionada sobre as regras do Comitê Olímpico que proíbem manifestações políticas e religiosas, Rayssa afirmou não saber de nada -muito menos se havia sofrido algum tipo de advertência.

Veja + após o anúncio

"Se eu peguei advertência eu não to sabendo ainda não, porque não chegou em mim ainda não, isso daí. Se eu pegar alguma advertência a gente vai descobrir mais tarde", disse ela, sem demonstrar preocupação com o fato.

Em seguida, o Comitê Olímpico Brasileiro e o staff da skatista avisaram que não haveria mais nenhum comentário sobre o caso.

Rayssa competiu na modalidade "skate street" nos Jogos Olímpicos e ficou em terceiro lugar, levando para casa uma medalha de bronze.

Veja + após o anúncio

Ela se tornou a atleta mais jovem a conquistar uma medalha olímpica em duas edições diferentes dos Jogos; em Tóquio, ela ficou com a prata.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana