Em cenas que irão ao ar no capítulo de terça, 27 de agosto, um dos maiores mistérios de 'Alma Gêmea ' será revelado para o protagonista, Rafael (Eduardo Moscovis ). O botânico não desconfia quem matou Luna (Liliana Castro) após um assalto mal feito que culminou no fim da bailarina, no entanto, ele descobrirá pouco tempo após seu casamento com Cristina (Flávia Alessandra ).
Na ocasião, Ciro (Michel Bercovitch) e Julian (Felipe Camargo ) irão até a casa do mocinho para anunciar que Guto (Alexandre Barillari) escapou da prisão. "Aquele homem que atirou em mim fugiu", dirá o motorista de Agnes (Elizabeth Savalla) para o amigo. "Cerrou as grades. As celas da delegacia não eram muito seguras", continuará, deixando Rafael preocupado.
O personagem de Felipe Camargo será mais enfático ao comentar que as visões de Serena (Priscila Fantin ) sobre o passado de Luna têm sido fundamentais para desvendar os crimes. "Serena tem um medo inexplicável do homem que atirou no Ciro e que a beijou naquele dia. Eles se conheciam da outra vida", afirmará Julian, que vai além e garante que Guto foi o responsável pela morte de Luna. "Foi aquele homem que atirou na Luna", revelará o sensitivo, deixando Rafael em estado de nervos.
Sem palavras, a primeira atitude de Rafael é ficar furioso com Ciro pelo fato do rapaz não ter lhe contado sobre a lembrança que Serena teve a respeito do amante de Cristina. Passada a ira com o amigo, ele desejará recuperar as joias de Luna, porém, Ciro explicará que Guto não deve estar com elas.
Para se certificar sobre a história, o personagem de Eduardo Moscovis pedirá mais explicações a Serena, que contará que os olhos de Guto foram as últimas coisas que Luna viu antes de morrer. Ele dirá a amada que fará de tudo para encontrar o vilão.
Dias depois, Guto tentará atacar Cristina, mas o mau-caráter fugirá com o carro de Felipe (Sidney Sampaio ), fazendo Rafael se envolver em uma perseguição implacável que não resultará em nada.
Em exibição no final de agosto, Guto se entregará à polícia, e Rafael aguardará ansioso pelo seu depoimento, no entanto, o golpista passará mal diante de todos e não consegue confessar os seus crimes, falecendo momentos depois de ingerir uma poção entregue por Débora (Ana Lúcia Torre ).