Morre Ilva Niño, de 'Cheias de Charme'; atriz enfrentou dois cânceres na terceira idade e deu exemplo: 'Nunca me entreguei'
Atualizado em 12 de junho de 2024 12:33
Publicado em 12 de junho de 2024 12:22
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
Ilva Niño estava internada há quase um mês. Saiba mais detalhes.
Veja + após o anúncio

A atriz Ilva Niño morreu na manhã desta quarta-feira (12). Conhecida por papeis marcantes em novelas como "Roque Santeiro" e "Cheias de Charme", a estrela partiu aos 89 anos, no Rio de Janeiro.

Segundo informações do portal G1, Ilva estava internada em um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro desde o dia 13 de maio, após passar por uma cirurgia cardíaca. A causa da morte ainda não foi revelada. O corpo da atriz deve ser cremado nesta quinta-feira (13).

Na década passada, Ilva esteve afastada da televisão para tratamento de dois cânceres. A celebração da cura foi no ar, quando retomou aos trabalhos em uma participação em "Malhação", na temporada de 2016.

Veja + após o anúncio

"O médico me liberou para trabalhar. Agora estou recomeçando tudo. Eu tive dois cânceres. Foi no intestino. Eu tirei um e, depois, tirei o outro. Foi muito pesado, mas nunca pensei em desistir, nunca pensei que ia morrer", contou a atriz, em entrevista ao site Notícias da TV. Ela ainda completou: "Doença é uma coisa que você tem que batalhar contra ela. Eu nunca me entreguei. Tem muita gente que se entrega, é uma pena".

A CARREIRA DE ILVA NIÑO

Pernambucana da cidade de Floresta, Ilva iniciou a carreira nos anos 1950. O começo foi em um curso de teatro grego ministrado por ninguém menos que Ariano Suassuna. Em 1957, foi premiada no Festival de Amadores Nacionais pela participação em "O Auto da Compadecida".

Ilva estreou na TV Globo em 1971, no papel de Santa na novela "Bandeira 2". Em 50 anos de emissora, ela estrelou diversos folhetins clássicos, como "O Rei do Gado", "Por Amor", "Terra Nostra" e "Cordel Encantado", e fez participações em humorísticos, como "Toma Lá, Dá Cá" e "Os Roni" (Multishow).

Veja + após o anúncio

O papel mais famoso da carreira foi a Mina, de "Roque Santeiro", funcionária e confidente da lendária Viúva Porcina (Regina Duarte). O bordão "Minaaaa!", forma como a patroa chamava a empregada, caiu no gosto popular e deixou Ilva no imaginário brasileiro.

Atualmente, Ilva pode ser vista na reprise de "Cheias de Charme", na pele de Maria Epifânia Cordeiro de Jesus. A última aparição da estrela em novelas foi em uma participação em "O Outro Lado do Paraíso", de 2018.

Ilva também foi professora de teatro na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Em 2003, fundou a casa Niño das Artes Luís Mendonça em homenagem ao falecido marido, com quem foi casada por 32 anos.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana