A Olimpíada de Paris 2024 já começou, porém a cerimônia de abertura com um feito inédito só acontece nesta sexta-feira (26). Antes, a Seleção brasileira de futebol estreia nos Jogos nesta quinta-feira às 14h (horário de Brasília) contra a Nigéria, liderada por Marta, maior artilheira em Copas do Mundo, considerando as equipes femininas e masculinas, e dona de um patrimônio milionário.
Após um sexto lugar em Tóquio-2021, o Brasil tenta a reabilitação em busca do primeiro ouro - já tem duas pratas (Atenas-2004 e Pequim-2008). Aos 38 anos, à frente da seleção e em sua sexta olimpíada, onde estreou há exatos 20 anos, a camisa 10 terá fora dos gramados novamente a torcida da namorada, Carrie Lawrence, a quem chama por um apelido pouco conhecido.
As jogadoras estão juntas desde meados de 2022. E para poder ainda mais pela namorada, a americana que não irá disputar a competição pelo seu país se arriscou no português. "Vai Brasil", escreveu Carrie ao compartilhar uma postagem da Seleção feminina.
Além de Marta, o Brasil vai contar com Lorena e Tainá (goleiras), Antônia, Tamires, Yasmi, Tarciane, Rafaelle e Thais Ferreira (defensoras), Duda Sampaio, Vitória Yaya, Ana Vitória (meio-campistas) e Kerolin, Adriana, Jheniffer, Ludmila, Gabi Nunes e Gabi Portilho. Como suplentes, Priscila, Angelina, Lauren e Luciana.
Depois de enfrentar as nigerianas, as brasileiras encaram as japonesas (no domingo, 12h) e depois as espanholas (na quarta, 12h) nos Jogos que mexem com a grade de programação da Globo. O Brasil está no Grupo C, enquanto o A tem França, Colômbia, Canadá e Nova Zelândia. Já no grupo B, Estados Unidos, Zâmbia, Alemanha e Austrália.
As duas melhores de cada chave passam para as quartas de final. Além delas, as duas seleções com maior pontuação e que ficarem em terceiro lugar também avançam. As demais são eliminadas. As quartas de final acontecem no dia 3, e as semifinais, no dia 6. No dia 9, a disputa do bronze. No dia 10, a grande final valendo o ouro.