Nos capítulos mais recentes de 'Cabocla', Emerenciana (Patrícia Pillar ) perdeu o filho que tanto esperava com Boanerges (Tony Ramos ). Grávida, ela passou por complicações no parto e o bebê não sobreviveu.
A notícia foi dada por Generosa (Vera Holtz ), que ajudou a comadre no parto, para o coronel. Junto à família, o patriarca comemorou com felicidade ao saber do nascimento, mas tudo desabou com a tristeza. Com isso, o casamento gerou uma grande crise no casamento. Emerenciana o acusa de ser o responsável pela tragédia por pressioná-la a ter um filho, sempre rejeitando a ideia de ser uma menina.
No final de 'Cabocla', a paz volta a renascer na poderosa família. O maior desafio passa a ser convencê-lo aceitar o casamento de Belinha (Regiane Alves ) com Neco (Danton Mello). No fim, ele abençoa a união da filha e apoia candidatura política do genro.
Para aumentar ainda mais a felicidade do casal, Emerenciana sugere novamente grávida, deixando o poderoso radiante com o fato de ser pai mais uma vez.
Para os fãs do personagem de Daniel de Oliveira, saibam que Luís Jerônimo não morre no final da trama. Ele se casa com Zuca, que dá à luz um menino antes do casório.
Por outro lado, quem perde a vida é Tomé (Eriberto Leão ). O rapaz participa de uma briga no bar para ajudar Tobias. Quando Tomé avança sobre Desidério, ele foge. Na tentativa de fuga, o capanga de Justino (Mauro Mendonça) atira contra Tomé, que cai, baleado, na frente de todos à sua volta.