'Só entrei em Tieta porque...': Imaculada de 'Tieta', Luciana Braga lembra convite de última hora e polêmica sobre pedofilia na novela
Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 12:40
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Aos 62 anos, Luciana Braga lembra personagem em 'Tieta', polêmica sobre a novela e convite de última hora; saiba mais!
Veja + após o anúncio

Em 'Tieta', Luciana Braga foi uma das rolinhas do Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura). Em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, o público pode acompanhar a trama de Maria Imaculada, jovem que lutou para preservar a castidade e se entregar para seu verdadeiro amor, o seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes). 

Na época, Luciana colheu os frutos da puritana ao andar nas ruas. "A gente ouvia que a novela dava 90 pontos de audiência. Isso tirou muito a minha liberdade. Não podia caminhar na rua. Foi difícil para mim, porque o ator, no meu entendimento, vive da observação, da convivência. Quando você perde o contato humano, você corre risco de se repetir e usar fórmulas para interpretar.", comenta para o UOL. 

No folhetim de Aguinaldo Silva, a relação de Maria Imaculada com Tapiranga beirava à pedofilia, devido ao assédio de um homem mais velho com menores de díade. "Era uma história de pedofilia tratada de forma metafórica e era retrato de um país. "Tieta" mostrava o que acontecia no Brasil profundo. Nenhum de nós tinha toda essa consciência que temos atualmente. Com o olhar de hoje, eu vejo que o tema foi tratado com superficialidade, mas era outro tempo", relata. 

Veja + após o anúncio
Luciana Braga lembra convite para 'Tieta'

Após diversos trabalhos na TV nos anos 80, como sua estreia em 'Sinhá Moça' (1986), 'Helena', entre outros, Luciana foi convidada para fazer 'Tieta'. Mas você sabia que ela não foi a primeira opção da Globo? 

Pois bem, a atriz aceitou o papel devido à desistência de uma das maiores atrizes de sua geração. "Até hoje não sei como me acharam e quem teve a ideia de me escalar. Depois soube que, originalmente, Gloria Pires viveria Leonora, e Lídia Brondi seria Imaculada. Só entrei em "Tieta" porque Gloria Pires saiu da novela e Lídia Brondi ficou com papel que seria dela.", conta. 

Aos 62 anos, Luciana Braga sofre com o etarismo e sente falta dos trabalhos na TV. Sinto muito isso na pele. Quanto mais velha fui ficando, mais afastada da TV fiquei. Eu lembro que as novelas tinham grandes atores de todas as idades cercando os novatos para ensiná-los. Quando fiz "Helena", na Manchete, tinha Yara Amaral, Rubens Correia, Isabel Ribeiro, e Aracy Balabanian no elenco.

Veja + após o anúncio

Entre seus últimos trabalhos, Luciana participou da série 'De Volta aos 15', da Netflix, ao lado de Maísa e Camila Queiroz. "De volta aos 15" é um resumo de como o ator de mais idade é visto atualmente. Na primeira temporada, a mãe, que eu interpretava, era um canal de conflito, era parte da trama. Na segunda temporada, ficou esvaziado a ponto de eu dizer que não queria estar lá. Na terceira temporada, nem tem mais o personagem da mãe. Isso ocorreu e foi frustrante." 


 

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana