Em um desenvolvimento alarmante, a indústria de entretenimento coreana está enfrentando um grande escândalo de deepfake em que vários artistas de K-pop, incluindo alguns deles ainda menores de idade, estão tendo seus rostos mesclados em conteúdo de natureza pornográfica por meio do uso de IA avançada. A mais recente celebridade a ser vítima disso é a atriz de "Round 6", Park Gyu Young.
A agência Saram Entertainment emitiu uma declaração em suas redes sociais, na qual ameaçaram tomar medidas legais contra quaisquer atividades ilegais contra os atores que eles gerenciavam. Eles disseram:
Responderemos a esse assunto com a máxima seriedade. Continuaremos a tomar uma posição firme contra quaisquer atividades ilegais relacionadas aos nossos atores. Agradecemos profundamente os relatórios proativos e as preocupações de nossos fãs
A questão da indústria cinematográfica coreana enfrentando esse escândalo deepfake aumentou notavelmente nos últimos dois meses. Os fãs estão chamando-o de 'The New Nth Room' e esperam que seja erradicado em breve. Além de Park Gyu Young, do "Round 6", muitos outros artistas de K-pop também enfrentaram esse escândalo.
De acordo com uma reportagem no Korea Times, muitos fãs também alegaram que estrelas menores de idade do K-pop estão sendo listadas em mecanismos de busca, o que é profundamente perturbador.
Além da agência da atriz, a JYP Entertainment, que administra o grupo feminino TWICE, também ameaçou tomar medidas legais contra qualquer escândalo de deepfake contra seus artistas.
Estamos seriamente preocupados com a recente disseminação de vídeos deepfake (gerados por IA) envolvendo nossos artistas. Esta é uma violação flagrante da lei, e estamos no processo de coletar todas as evidências relevantes para buscar a ação legal mais forte com um escritório de advocacia líder, sem leniência. Queremos deixar claro que não ficaremos parados enquanto os direitos de nossos artistas são violados e tomaremos medidas decisivas para resolver este assunto na maior extensão possível
Além disso, a agência do BLACKPINK e do BABYMONSTER, YG Entertainment, também emitiu um aviso semelhante. Esse problema de deepfake também atingiu Bollywood há pouco tempo. Celebridades como Rashmika Mandanna, Alia Bhatt, Katrina Kaif e outras se tornaram vítimas do mesmo.