Nesta quarta-feira (30), um importante confronto vai acontecer em "Lado a Lado": a capoeira X o jiu-jítsu. Zé Maria (Lázaro Ramos) fica revoltado quando a Marinha traz um estrangeiro para ensinar a arte marcial para seus oficiais e decide ir com Guerra (Emílio de Mello), Edgar (Thiago Fragoso) e Jonas (George Sauma) à apresentação do lutador japonês.
Corajoso e disposto a mostrar que a proibição da prática da capoeira não passa de puro preconceito, o ex-marinheiro aceita desafiar Jun Murakami no ringue. Mesmo tendo presenciado o futuro oponente derrotar todos os outros desafiantes.
Quando vê o noivo se prontificando a lutar, Isabel (Camila Pitanga) tenta fazer com que ele mude de ideia. "Se você me ama, não vai", ela pede. "Se você me ama, vai entender que eu preciso ir", devolve Zé. Diante de toda a plateia, o capoeirista vence Murakami com um rabo de arraia, famoso golpe da luta dos escravos.
A cena é inspirada em um momento histórico verdadeiro. Márcio Cocoroca, mestre de capoeira, conta para o site oficial da novela: "Essa luta foi em 1910 contra o mestre Bimba, Manoel dos Reis Machado. Ele queria mostrar que a capoeira era luta, porque as pessoas achavam que era só dança. Foi na Bahia, contra um judoca. O mestre Bimba não entendeu a reverência do japonês no início da luta e acertou uma meia lua de compasso". E com isso o adversário caiu desmaiado instantaneamente!
Na novela, o vencedor discursa emocionado: "Meu nome é Zé Navalha, senhor. Nascido José Maria dos Santos e criado numa roda de capoeira que, como todos aqui devem saber, é proibida no Brasil. Jiu-jítsu, luta greco-romana, luta livre, tudo vale aqui nesse ringue, nesse país, menos a capoeira! Porque é luta que veio dos escravos, e dos filhos deles que ainda batalham pra sobreviver num país cheio de preconceito. Só que não adianta proibir, nem prender, porque capoeira não é coisa de marginal, é coisa de brasileiro! Para jogar capoeira tem que ter ritmo, força e coragem, mas principalmente, orgulho. Eu tenho orgulho de ser capoeira, de ser negro, de ser brasileiro!".
Lázaro Ramos comentou a sequência nos bastidores da gravação. "A gente sempre se pergunta: o que acontece se uma pessoa de um estilo de luta enfrentar outra, de outro estilo? Inclusive, eu fiquei sem entender como é que ia funcionar a cena, mas acabou indo bem", contou.
Na trama das seis, Zé Maria já se valeu de sua habilidade na capoeira em vários momentos, até para tentar evitar a prisão de tia Jurema (Zezeh Barbosa). Chico (César Mello) também usará sua ginga de capoeirista jogando futebol e terá destaque no time dos playboys.