Will Smith anunciou sua saída da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A renúncia do ator foi anunciada nesta sexta-feira (01) após o episódio do tapa em Chris Rock durante a cerimônia de entrega do Oscar 2022.
Em um comunicado à "Variety", o ator compartilhou sua decisão. "Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei integralmente todas e quaisquer consequências por minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris (Rock), sua família, muitos de meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa".
Jada Smith também se pronunciou sobre o assunto. De maneira discreta, Chris Rock falou sobre o episódio em seu espetáculo de stand-up. Já na continuação da carta, Will Smith se mostrou arrependido.
"Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Portanto, estou me renunciando da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho julgar apropriadas. A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão".
No Instagram, Will publicou um longo texto sobre o ocorrido. "A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas as minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente", disse Will.