Os nomes do ator Wagner Moura e do diretor José Padilha ("Tropa de Elite") foram cortados do cartaz de divulgação de "Rio, Eu Te Amo". Isso aconteceu após a Arquidiocese do Rio de Janeiro ter vetado a presença do Cristo Redentor no curta-metragem feito por eles, que integraria o filme em homenagem à capital fluminense.
"Rio, Eu Te Amo" reuniria dez curtas feitos por diretores de diferentes nacionalidades. A história de Moura e Padilha seria uma dessas, mas, com o veto da Igreja, ficou de fora não só do cartaz, como também da produção. Sendo assim, o filme chegará aos cinemas apenas com nove tramas.
Explica-se: em "Inútil Paisagem", Moura interpreta um homem em crise existencial que, durante um voo de asa-delta, conversa com o Cristo Redentor sobre os pensamentos que o atormentam. Só que a arquidiocese, detentora dos direitos patrimoniais do monumento, proibiu o uso de sua imagem na produção.
"O monumento não é só um símbolo da cidade do Rio e do Brasil, mas um santuário que comporta, dentro da imagem, uma capela", explica a Igreja em nota. "A Arquidiocese do Rio de Janeiro comunicou à produtora ter constatado que as cenas produzidas atentariam contra a fé católica, caracterizando inclusive o crime de vilipêndio (desrespeito), razão pela qual recomendou fortemente a exclusão da cena".
"A arquidiocese ressalta que a decisão de não autorizar a veiculação das imagens não é uma forma de cerceamento à liberdade de expressão, mas, sim, um meio hábil de garantia da preservação da imagem religiosa e da fé".
Estratégia
Procurada, a produção não especificou o conteúdo do curta que acabou sendo encarado como ofensivo pela Igreja Católica. "Os produtores do filme lamentam profundamente não poder contar com a importante contribuição de um dos mais destacados diretores brasileiros", explica, em comunicado oficial.
A decisão de não incluir o curta dirigido por José Padilha foi estratégica. Uma disputa judicial poderia levar anos e a versão final de "Rio, Eu Te Amo" tem que ser entregue aos distribuidores internacionais até agosto. Isso porque o filme será lançado no mês que vem em países como Grécia e Polônia. No Brasil, só entrará em cartaz em 11 de setembro.
"Rio, Eu Te Amo" faz parte da franquia internacional "Cities of Love", que já produziu "Paris, Je T´Aime" (2006) e "New York, I Love You" (2008). A versão final do episódio brasileiro contará com curtas dirigidos por nomes como Fernando Meirelles ("Cidade de Deus"), o italiano Paolo Sorrentino ("A Grande Beleza") e o mexicano Guillermo Arriaga ("Babel").
Entre os atores que protagonizam as histórias do filme estão Rodrigo Santoro, Fernanda Montenegro, Vanessa Paradis, Vicent Cassel, Cláudia Abreu, Márcio Garcia, Bruna Linzmeyer, Roberta Rodrigues e Marcelo Serrado.