Dificilmente alguma pessoa no Brasil passou o Carnaval sem ouvir pelo menos um trechinho do hit "Lepo Lepo", da banda Psirico. Eleita a música do Carnaval de Salvador, a canção não ficou restrita à folia na capital baiana. Tocou também no blocos de rua do Rio de Janeiro e Recife, nos camarotes do sambódromo de São Paulo e nas demais festas espalhadas pelo país.
E outra: ninguém ficou ileso à coreografia. A dancinha do refrão com a mãozinha pra lá e pra cá tomou conta do Carnaval e os famosos, obviamente, entraram na onda. Bruna Marquezine, Rodrigo Faro, Giovanna Lancellotti, Adriane Galisteu e Arthur Aguiar foram alguns artistas flagrados ao som de "Lepo Lepo".
"Dá muito orgulho ver todo mundo dançando a música. Esse sucesso já era algo que vínhamos procurando havia muito tempo. São 12 anos de estrada e este momento vem coroar nossa luta", diz o vocalista do Psirico, Márcio Victor, em entrevista ao Purepeople. "Agora já dá até para pegar um empréstimo melhor no banco", brinca.
Para os críticos de plantão, o cantor diz que o hit do Carnaval não é apenas mais uma música da moda. "Tem dancinha, mas também tem cunho social. É um hino contra o capitalismo. Fala da importância de se colocar valores, como a amizade e o amor, à frente dos bens materiais", avalia o artista.
Carreira internacional
E o "Lepo Lepo" tem tudo para seguir uma carreira internacional. Assim como "Ai, Se Eu Te Pego", de Michel Teló, a coreografia do hit do Psirico tem sido usada nas comemorações de gols dos jogadores brasileiros que atuam na Europa. Neymar, Daniel Alves e Hulk foram alguns que já "lepo, leparam" em campo.
"O Neymar traduziu bem o espírito da música. Ainda não o conheço, mas sou muito amigo do Daniel Alves. Só falta acontecer o encontro", diz Márcio Victor, que faz planos. Já há contatos para shows da banda Psirico nos Estados Unidos e na Europa.
"Tenho sonho de ganhar o Grammy Latino. O 'Lepo Lepo' tem tudo pra isso. Nosso grupo tem uma história ligada ao povo brasileiro, com uma música que fala dos problemas sociais, mas também da alegria", pontua, indo além. "Imagino fazer um show na Bahia como a Madonna fez no Super Bowl, lembra? A vontade é fazer isso na Arena Fonte Nova. Podia ser na Copa do Mundo", imagina, rindo.
Mundial de 2014
Se depender de Neymar, meio caminho já está andado. Nas redes sociais, o jogador declarou que torce para "Lepo Lepo" ser escolhida informalmente a música do mundial no Brasil, assim como aconteceu com "Sorte Grande (Poeira)", de Ivete Sangalo, no torneio de 2002.
"Se ele falou, está falado", comemora Márcio Victor. "A música entrou no CD da FIFA e a coreografia tem exatamente a passada de bola. Tenho certeza que a torcida vai fazer isso quando a Seleção Brasileira estiver em campo. A torcida já abraçou a música", diz.
Futuro
Ciente do atual sucesso, o Psirico faz também faz planos para o futuro. Entre eles, está a gravação de um DVD com convidados, como Caetano Veloso, Daniela Mercury e Gusttavo Lima. Para a alegria ficar completa, segundo Márcio Victor, só faltam duas coisas.
"Gostaria de ver a presidenta Dilma Rousseff cantando o 'Lepo Lepo'. Vi na internet uma sátira que fizeram e já foi legal. Imagina de verdade? Dançando, gostaria de ver o ministro (do STF) Joaquim Barbosa. Teria tudo a ver! O Brasil se assumindo Brasil: com sua música e uma política digna, correta e negra".
(Por Anderson Dezan)