Toda uma geração cresceu assistindo as aventuras de Nino e sua turma e, este ano, o "Castelo Rá-Tim-Bum" completa 20 anos no ar. Com uma abordagem pedagógica e educativa, o programa trazia o cotidiano um tanto estranho da casa de Dr. Victor e Morgana, que era frequentemente visitado por figuras ilustres da cidade.
A série estreou no dia 9 de maio de 1994 e deixou de ser produzido em 1997. A criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger é reprisada até hoje na TV Brasil e ainda conquista admiradores, sendo eles crianças ou não.
Mas por onde será que anda os personagens que fizeram sucesso na série? O Purepeople traz para você como cada um dos atores está hoje em dia.
Cássio Scarpin - Nino
Ele é um menino de 300 anos que vivia sozinho no Castelo, até conhecer Pedro, Zequinha, e Biba. Na época, o ator tinha 30 anos e usava um cabelo estilo cuia com uma mecha arrepiada no meio.
Hoje, Cássio segue atuando e fez diversas participações em atrações da TV Globo, como "A Lua Me Disse" e "Amazonas". O último trabalho dele na TV foi em "Pa Pe Pi Po Pu", especial de final de ano da Record, ao lado de Giani Albertoni, exibido em 15 de dezembro deste ano.
Luciano Amaral - Pedro
Com 15 anos, o ator interpretou o menino mais velho do grupo e também o mais intelectual, que tinha 10 anos. Depois do "Castelo Rá-Tim-Bum", ele apresentou uma série de programas e esteve no elenco da novela "Razão de Viver", do SBT.
Atualmente, com 34 anos, Luciano é apresentador de dois programas, o "Mok Play TV" e o "Go Game Play TV", que falam sobre games e tecnologia. Ele namora Kalinka Schutel, apresentadora do programa Jogo Aberto, do canal Bandeirantes em Santa Catarina.
Cinthya Raquel – Biba
Aos 14 anos, ela interpretou a única menina do grupo, que tinha 10 anos, a mesma idade de Pedro. Esperta e determinada, ela agia muitas vezes como líder do grupo. Chegou a nutrir uma queda por Pedro, que correspondia ao sentimento.
Em 2010, Cinthya trabalhou no "Programa da Eliana", no quadro "Sonhos não se compram". No ano passado, ela comandou o programa "Cozinha Amiga", na TV Gazeta. Hoje, com 33 anos, ela administra o próprio blog sobre assuntos femininos em geral. Casada e dá aulas de performances de palco. No começo do ano, ela realizou seu sonho de lançar seu primeiro livro infantil, "A garota que queria mudar o mundo", pela editora Uirapuru.
Fredy Állan - Zequinha
O ator interpretou o caçula do grupo quando tinha apenas 9 anos. Muito curioso, uma de suas frases mais marcantes era "Mas porquê?", que sempre era respondido pelo grupo em uníssono: "Porque sim, Zequinha!".
Após a série, ela ainda fez participações em "Você decide" e "Retrato Falado", da TV Globo. Com 28 anos, Fredy segue atuando. O ator está em cartaz com a peça "O Duelo", ao lado de Camila Pitanga e de Pascoal da Conceição, que também esteve em no elenco de "Castelo Rá-Tim-Bum" como Professor Berinjela. Hoje, com 28 anos, Fredy é pai de um menino, chamado Adoniran, de 6 meses.
Pascoal da Conceição - Professor Berinjela
Ele se torna o vilão da série desde que vai ao castelo para vender dicionários, mas fica tão encantado com o local que promete comprar o imóvel. Como Dr. Victor não quer vender a casa, Berinjela se disfarça para entrar e conseguir as escrituras do Rá-Tim-Bum para realizar seu maior sonho: construir uma prédio de cem andares.
Com o fim da produção da série, Pascoal ficou muito ativo no teatro, voltando a trabalhar na televisão apenas em 2004, na novela "Um Só Coração", da TV Globo. Vinte anos depois,ele está em cartaz com a peça "O Duelo", ao lado de Fredy Állan. Seu último trabalho na TV foi em "Gabriela", também da Globo, no ano passado.
Sérgio Mamberti - Dr. Victor
Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius é tio de Nino, irmão de sua mãe. Um inventor muito talentoso de 3 mil anos que adora as crianças que visitam o castelo. Quando fica irritado com alguma coisa que o sobrinho faça, ele solta o famoso bordão: "Raios e trovões!"
Sérgio nunca deixou a TV. Este no elenco de várias novelas importantes da Globo, entre elas "Anjo Meu", "O clone" e "Da Cor do Pecado". Seu último trabalho foi como o vilão Dionísio, na novela "Flor do Caribe", que chegou ao fim em setembro deste ano. O ator ainda fez carreira na política. Durante o governo Lula, Sérgio esteve à frente de diretorias ligadas à arte, chegando a ser presidente da Fundação Nacional das Artes.
Rosi Campos - Morgana
Morgana Astrobaldo Stradivarius Victorius é tia-avó de Nino, uma feiticeira de 6 mil anos que vive em um torre do castelo com sua fiel escudeira, a gralha Adelaide. No quadro "Feitiçaria", ela fala sobre suas experiências históricas, como a construção da Grande Muralha da China.
Assim como Sérgio, Rosi fez trabalhos importantes da TV Globo. Ela esteve em "Salsa e Merengue", "Da Cor do Pecado" e "Salve Jorge". Atualmente, os fãs de "Castelo Rá-Tim-Bum" podm matar as saudades da atriz assistindo "Joia Rara'". Na trama, ela é Miquelina Pacheco Leão, dona do cabaré da trama.
Flávio de Souza - Tíbio
Ele era um dos gêmeos cientistas, que, ao lado do irmão Perônio, morava em um laboratório em algum lugar da cidade. Sempre são mencionados quando alguém diz que um fato interessante "interessaria muito a uma pessoa. Uma não, duas".
Flávio, que também era criador do "Castelo Rá-Tim-Bum", trabalhou muito como roteirista e chegou a integrar a equipe do TV Xuxa, em 2005. Há dois anos, ele fez uma participação como o personagem Tíbio no programa "Quintal da Cultura", da TV Cultura.
Henrique Stroeter - Perônio
Ao lado de Tíbio, Perônio demonstra as experiências malucas. Ele é mais desligado e infantil, Seu sonho é concluir um estudo sobre o voo das borboletas, que acaba não se concretizando ao longo da série.
Após "Castelo Rá-Tim-Bum", ele esteve em "Ilha Rá-Tim-Bum", continuação da franquia também exibida na TV Brasil. Fez ainda várias peças de teatro e filmes. Seu último trabalho foi na TV, na novela infantil "Carrossel" (2012), do SBT. Na trama, ele era Rafael Palillo, pai de Jaime.
Penélope - Ângela Dip
Era a visitante mais querida do castelo. Repórter bem atenada e muito feminina, ela chama atenção por usar roupas, acessórios e cabelos cor-de-rosa. Nos últimos capítulos da série, Penélope se casa com Ulisses, que também só usa peças da mesma cor que a mulher. Ela ainda tem uma filha, que batiza de Nina, em homenagem ao dono do castelo.
Após trabalhar em vários programa da TV Brasil, Ângela foi para a Globo, onde participou de vários humorísticos, como "Sob Nova Direção" e "Os Normais". Ela ainda esteve em "Avenida Brasil" e, atualmente, está no ar em "Amor à Vida". Na trama de Walcyr Carrasco, ela interpreta a álcoolatra Vivian, dona do bar onde os médicos do San Magno se reúnem.
Telekid - Marcelos Tas
Com um aparelho super tecnológico, ele aparecia apenas nos momentos em que Pedro, Nino e Biba não sabiam resposta alguma das perguntas de Zequinha. Ele explicava a situação e dava uma aula para os telespectadores.
Tas fez vários trabalhos na TV Cultura após a série, sendo à frente ou por trás das câmeras. Atualmente, ele participa de três projetos: comanda a bancada do "CQC" , da Band, ao lado de Oscar Filho e Marco Luque; apresenta o "Plantão do Tas", no Cartoon Network, desde 2010; e "Conversa de Gente Grande", desde o ano passado, também na Band.