O verão está se aproximando e os looks para essa época do ano pedem frescor e conforto. É por isso que agradecemos tanto o retorno à moda do estilo boho, aquele visual hippie chic que alia feminilidade e conforto. A volta do estilo mais romântico à moda trouxe com ela um retorno aos vestidos longos, que há muito andavam cedendo espaço aos comprimentos mídi e aos curtíssimos, com um estilo mais anos 80. Daí que os vestidos longos não precisam, necessariamente, ter um estilo definido. As passarelas das semanas de moda nacionais e internacionais trazem modelos que prometem agradar a todos os gostos e não deixar ninguém passar calor ou perder a elegância nesse verão.
A gente tem dito por aqui que, depois de um longo período de reinado do street wear e de um visual mais esportivo na moda, a feminilidade mais suave e romântica tem marcado presença nas semanas de moda pelo mundo todo. Quem quer entrar na tendência pode apostar na feminilidade e no ar boêmio sem medo de ser feliz. Estampas florais e étnicas estão liberadas além dos tecidos fluidos. Os vestidos longos são queridinhos entre as adeptas do estilo, especialmente se tiverem um ar vintage e superfeminino. A grife italiana Alberta Ferretti, por exemplo, apostou no visual romântico, trazendo transparências, fluidez e tons pastel para os looks. Mais maximalista, a Valentino trouxe uma coleção de longos de impacto para ninguém fazer feio nas festas de verão. Com estampas superlativas, Carolina Herrera trouxe florais altamente desejáveis para este verão.
Se tem uma tendência que pode nos ajudar a estar sempre elegantes e, ao mesmo tempo, na moda, ela é o minimalismo. É que as peças com esse estilo são, em geral, atemporais e versáteis, por isso costumam durar por muitas estações. Versáteis, as peças com essas características ganham uma aparência totalmente nova dependendo dos acessórios e, por isso, continuam trendy com o passar das estações. Por isso, não pense duas vezes na hora de investir naquele "vestido nada" que você amou.
A volta da feminilidade à moda aparece em diversos recursos. Um deles é o babado, que vem se mostrando do beachwear ao street, trazendo um fator de interesse a mais em peças que poderiam ser simples. A PatBo, por exemplo, apostou numa feminilidade tropical e delicada -- característica que está no DNA da marca. Além dos babados, os decotes que valorizam o colo, a cintura marcada e os florais superfemininos fazem parte de sua coleção.
(por Deborah Couto)