A gente já disse por aqui que o minimalismo é uma das trends mais sustentáveis que existem. É que quanto mais simples e atemporal for o look, mais ele vai sobreviver às tendências das estações (ou seja, jamais vai sair de moda) e também mais versátil será, já que uma peça simples pode ser combinada com acessórios de diversos estilos. Daí que a moda sustentável tem sido pauta nas principais fashion weeks do mundo, como o São Paulo Fashion Week e, mais recentemente, a Brasil Eco Fashion Week.
Versáteis, as peças com essas características ganham uma aparência totalmente nova dependendo dos acessórios e, por isso, continuam trendy com o passar das estações. A tendência também pode ser aplicada ao beachwear, que anda em uma pegada superminimalista recentemente. O conceito não é novo e o pretinho básico de Chanel, que data no início do século passado pode ser incluído nessa máxima menos é mais. Porém, na temporada atual, são muitos os indícios de que o minimalismo está em alta não só como estilo de vida, mas como forma de se vestir. As formas limpas, peças sem muitos detalhes, looks lisos e modelagens bem construídas conseguem render produções que vão durar muito mais de uma temporada.
Com essa pegada, as marcas nacionais e internacionais andam apostando em peças bem simples. A Própria Chanel, por exemplo, encheu sua passarela do verão 2019 de pretinhos básicos além de modelagens de vestido-camiseta e tubinhos. É claro que a marca de luxo com a logo mais famosa do mundo não deixaria de deixar seu monograma estampado até nas peças mais simples. Já a maximalista Valentino apostou em vestidos lisos com corte e modelagem impecável. A grife italiana não poupou nos detalhes preciosos, como a saia rodada, o plissado e o decote profundo para criar um look de impacto, mas atemporal ao mesmo tempo.
Entre as grifes nacionais há várias que praticam o minimalismo e a sustentabilidade em seu DNA, como é o caso da Osklen. A marca carioca é outra que aposta na matéria-prima de qualidade e cortes impecáveis para que as peças sejam muito mais que uma tendência e possam ser usadas de maneiras diferentes ao longo dos anos. Confira em nossa galeria outras apostas das semanas de moda internacionais e nacionais que vão durar bem mais que uma temporada.
(por Deborah Couto)