Desde a última Semana de Alta-Costura, que rolou em Paris há alguns meses, o rosa vem se firmando como uma das cores favoritas da temporada, especialmente em looks de festa. O mesmo vem acontecendo nos tapetes vermelhos, em que as famosas estão amando usar a mais feminina das cores. Mas nem precisava estar em alta para o rosa ser tendência em Outubro. É que esse é o mês da conscientização sobre o câncer de mama, doença que tem 90% de chances de cura se detectada em estágio inicial. O Outubro Rosa envolve campanhas mundiais realizadas por diversas instituições, como hospitais e Organizações Não Governamentais (ONGs) para incentivar a mulher a se tocar regularmente, fazer o autoexame e, assim, evitar problemas mais sérios com uma doença que está entre as que mais matam mulheres no mundo.
A campanha, que tem um laço cor de rosa como símbolo, foi lançada em 1997, nos EUA. Neste ano foi criado o evento Pink October, com o objetivo de arrecadar fundos para a Geweke's Caring for Women Foundation, instituição que auxilia mulheres em tratamento contra o câncer. As redes sociais servem como veículos para que a conscientização seja propagada. Mas você também pode fazer isso com o look. Do esportivo ao look de gala, selecionamos visuais para todos os estilos para quem quer entrar de cabeça na campanha e ainda se manter trendy nesta primavera.
Saiba mais: tudo sobre a mamografia
Assim como Katy Perry, apostou num look "Barbie" para ir a evento em homenagem à causa, você também pode apostar num look cor de rosa para o dia a dia ou para ir a algum evento especial. Vale fazer isso de forma divertida e criativa, como fez a cantora americana, ou incorporar a cor no visual de trabalho, por exemplo. O tom vale para quem quer difundir a causa e, também, para quem está passando ou já passou por um tratamento, já que a cor traz o astral lá para cima. A moda, a beleza e a vaidade em geral, são aspectos supervalorizados quando o assunto é o universo feminino. Quando uma mulher passa por um câncer de mama e tem de fazer um tratamento, alguns desses aspectos parecem se perder, já que mulher, por vezes, tem de passar pela privação de elementos característicos desse universo, como o cabelo e, às vezes, o próprio seio. Não é fácil, mas é possível, sim, passar pela situação de uma forma mais leve e a moda pode ser uma ótima aliada nesse momento.