E a coroa de Miss Universo 2019 foi para a Africa do Sul! Zozibini Tunzi ganhou o título de mulher mais bonita do mundo em 2019 durante premiação neste domingo (08), sendo antecedida por Miss Filipina. O evento foi realizado em Atlanta, nos Estados Unidos, e contou, no total, com 88 candidatas representado vários países do mundo. Entrando para a lista dourada de participantes negras a ganhar a competição, iniciada por Janelle 'Penny' Commissiong Chow em 1977, a modelo sul-africana falou sobre temas empoderadores como a luta contra o racismo. "Eu cresci em um mundo onde mulheres como eu, com a minha pele e o meu cabelo, nunca foram consideradas bonitas. Já chegou a hora de parar com isso. Eu quero que crianças olhem para mim e vejam os seus rostos refletidos no meu", afirmou.
Zozibini Tunzi levou a coroa e, em seu discurso de posse, mostrou para o que veio. A modelo agradeceu a oportunidade ao receber a da Miss Filipina 2018, Catriona Gray. "E uma honra absoluta representar, como negra e africana, a inclusão e a diversidade", comemorou a Miss em declaração, assim como a Miss Brasil que fez protesto contra o feminicídio. Na sequência, ainda continuou: "A sociedade foi programada durante muito tempo para que não ver a beleza de maneira negra. Mas agora estamos entrando em um tempo em que finalmente as mulheres como eu podem saber que somos bonitas".
A Miss Universo 2019 comemorou também o título em suas redes sociais, onde falou sobre empoderamento e representatividade. "Essa noite uma porta foi aberta e eu não poderia estar mais grata de ser a pessoa que atravessou este caminho. Que todas as garotinhas que testemunharam esse momento acredite para sempre no poder de seus sonhos e que elas possam ver seus rostos refletidos nos meus. Eu orgulhosamente apresento o meu nome Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019!", celebrou.
A colocação do Miss Universo 2018 contou com mulheres latinas! A Miss Porto Rico 2019, Madison Anderson, ficou em segundo lugar. Na sequência, a Miss México 2019, Sofía Aragón, ficou em terceiro lugar. Zozibini Tunzi é a terceira mulher da África do Sul a levar a coroa, após as vitórias de Demi-Leigh Nel-Peters (2017) e Margaret Gardiner (1978).
Júlia Horta foi a responsável por representar o Brasil no Miss Universo. A competidora ficou no top 20 do concurso. Em suas redes sociais, ela celebrou a vitória da Miss África do Sul. "Parabéns, Zozibini Tunzi. Estou tão feliz por você. Você fez um trabalho realmente maravilhoso e merece isso. Eu desejo a você um ano incrível com muitas novas experiências. Agora, o Universo sabe quem você é e você terá a chance de mudar tantas vidas. Eu espero que você aproveite cada momento e deixe seu coração guiar você. Deus te abençoe", apontou.
(Por Ana Clara Xavier)