Já é um clichê afirmar que a moda é cíclica e que tendências de outras épocas estão constantemente voltando. Nesta temporada, por exemplo, há mais de uma dezena de peças que já foram consagradas em outros momentos. É o caso da pochete e da bermuda ciclista, por exemplo, que foram hit nos anos 80 e 90 e estão de volta à crista da onda fashion. É o caso, também, da onda neon que vem invadindo as passarelas há algumas temporadas. Pois além dessas décadas, os anos 60 andam, pouco a pouco, ensaiando um retorno.
Se na beleza os cabelos volumosos vêm aparecendo nas passarelas de algumas das marcas mais vanguardistas da vez e os lenços estão sendo usados como usavam as divas hollywoodianas, nos looks a pegada mais feminina vem reaparecendo. Depois de um longo período dominado pela tendência do street wear, coisa bem contemporânea, as famosas e fashionistas andam caindo nas graças dos vestidos curtinhos. Especialmente aqueles retos, em linha 'A' bem típicos dos anos 60.
De fato, os vestidos curtos estão voltando à moda como um todo, já que a pegada anos 80 -- com cintura marcada, construções esculturais e volumes localizados -- também está quente nessa temporada. Os curtinhos em estilo 60s são mais delicados e trazem uma feminilidade menos rígida, por vezes quase infantil. A vanguardista Prada, famosa por lançar tendências bem antes de outras grifes (foi a marca italiana, por exemplo, a responsável pelo revival da moda neon) levou para a passarela diversos modelos de vestidos curtinhos e retos. Os modelos da marca, apesar da vibe retrô do desfile, trazem consigo também elementos contemporâneos, como o tie dye -- uma das tendências da temporada -- e elementos esportivos.
A segunda marca da designer Miuccia Prada, a Miu Miu, também investiu em modelinhos assim. tornou-se célebre, por exemplo, vestido azul marinho todo bordado com pedrarias usado pela superfashionista Bruna Marquezine para um evento da marca. O modelo, desfilado na última coleção resort da marca, foi um dos nossos favoritos entre os looks usados pela atriz em 2018.
O look reto com recorte em "A" é democrático e valoriza quase todos os tipos de corpos. Ele é ótimo para disfarças quadris mais larguinhos mas traz, também, feminilidade àquelas meninas com o corpo mais retilíneo, com poucas curvas. Confira na nossa galeria diversas formas de usar o modelo!