Um vestido de casamento é quase sempre uma peça ultraplanejada, na qual a noiva pensa durante meses (ou até anos) e cujo objetivo é causar grande impacto. Para esse mercado, as tendências demoram mais para mudar, e nem sempre são consideradas, uma vez que o look vai estar nas fotos e ser relembrado, pelo menos durante algum tempo. No entanto, nem sempre é fundamental que a peça seja usada somente nessa ocasião, já que é, geralmente, um look caro. Há quem opte por uma cerimônia e look mais simples, que não custem tanto e, ainda assim, possam celebrar a união. Já pensou em comprar um vestido que você vá poder usar depois que a festa acabar? Aqui a gente te dá algumas dicas de como escolher um modelo assim.
Já falamos por aqui que nem só de vestidos longos são feitos os casamentos. Há muitas opções de modelos curtinhos que podem agradar às noivas mais despojadas. Para que se possa ser usado depois da cerimônia, é também importante que a peça tenha uma construção um pouco mais simples -- uma modelagem descomplicada -- para que possa ser aproveitada depois. Ainda assim, alguns materiais normalmente usados para os vestidos de noiva podem ser vistos em looks para outras ocasiões. Na nossa galeria aparece, por exemplo, um look longo em renda da Dior que é pura inspiração, já que tem modelagem igualmente romântica e despojada.
Mesmo não sendo um look feito especificamente para as noivas, é importante que o vestido de casamento traga alguma delicadeza e feminilidade. O look Nina Ricci (na nossa galeria) é curtinho, mas tem modelagem impecável e detalhes em transparência no decote, o que faz o vestido ganhar em riqueza e glamour. Já o look da passarela da coleção masculina da Yves Saint Laurent é moderninho por ser curto e justo, mas traz um detalhe de plumas (uma das trends desta temporada) no decote que faz com que fique mais chique e feminino.
Seja qual for o modelo escolhido, o aspecto mais importante que ele deve ter é o estilo. É que um vestido de noiva deve combinar com o gosto de quem vai usar. Se a noiva for mais romântica, por exemplo, o vestido deve acompanhar essa característica. O mesmo acontece se a noiva for mais moderninha. E na hora de arrematar o look, vale trocar o véu e a grinalda por detalhes como acessórios de cabelo (em alta nesta temporada) ou mesmo flores naturais, que traz romantismo para toda a produção.