Quando a gente imagina um vestido de casamento, logo vem à mente aquele look tradicional, com vestido longo, com véu e tudo. A gente já disse por aqui que as tendências para os vestidos de noiva do momento incluem bordados em 3D e até um visual minimalista, já que foi esta a escolha de Meghan Markle para se casar com o príncipe Harry. Mas é possível, também, escolher modelos alternativos para se criar um look de noiva descolado. Além de ternos e macacões, é possível escolher um modelo curto para se casar e ainda assim fazer bonito. A escolha fica mais acertada ainda se a cerimônia for simples ou a peça combinar em cheio com o estilo da noiva.
Não é porque o vestido é curto que ele precisa necessariamente ser menos sofisticado. Há modelos de vestidos de noiva que esbanjam nos detalhes, na preciosidade dos elementos e até na modelagem mesmo com o comprimento menor. É o caso, por exemplo, dos looks desfilados na coleção de inverno 2019/20 da Dolce & Gabbana. Há versões mais românticas, como curtinho rodado com flores aplicadas ao decote, e ainda mais tradicionais. Dá uma olhada no modelo mídi todo em renda, típico de uma noiva siciliana, que ilustra nossa galeria. Quem ama uma ousadia e prefere um modelo moderninho vai curtir o vestido mullet todo construído com plumas da Oscar de La Renta.
Na maioria das vezes, no entanto, quem opta por um modelo de vestido mais curto está optando, também, por certa simplicidade. Por isso, os modelos feitos com corte impecável, tecidos nobres, porém com poucos exageros costumam ser os favoritos. Um modelo como o da Amsale (veja lá na galeria) traz a medida exata entre simplicidade e sofisticação. Já o vestido curtíssimo da designer Mira Zwillinger traz transparência, bordado e plumas na barra e ainda assim consegue ser simples o suficiente até para ser usado em outras ocasiões.
Uma peça que você pode usar para se casar e depois vestir em outras circunstâncias parece um sonho, certo? Isso não só é possível como recomendado para noivas que não fazem questão de um vestido assim exclusivo. Em estilo Boho, o modelo da passarela do verão da Lilly Sarti, por exemplo, pode ganhar em sofisticação se complementado por adereços como flores, coroa, casquete ou mesmo um véu. No entanto, a proposta da grife, que desfilou na última edição do São Paulo Fashion Week, é mesmo um look casual.
(por Deborah Couto)