Basta o verão chegar para todo mundo ter vontade de incluir muitas cores e tons mais clarinhos no guarda-roupa, ou mesmo cores vibrantes, como os tons de neon que estão em alta nesta temporada. É que os looks assim dão maior sensação de frescor a quem veste e combinam com os dias de sol. Muita gente, no entanto, não abre mão da produção pretinha, já que além de elegante, a cor dá uma sensação de silhueta mais fina e ainda combina com tudo e com todos os tons de pele.
Apesar disso, no entanto, não foram poucas as grifes que apostaram nas sequências de looks em preto total. A cor serve também para destacar a maestria com que as marcas desenham suas roupas, revelando assim as modelagens inusitadas, os acabamentos perfeitos e os cortes impecáveis com que são construídas suas roupas. A Chanel, que levou a praia ao Grand Palais, em Paris, para ser o cenário de seu desfile, apostou nos visuais leves e de pegada praiana. A grife, uma das mais tradicionais do mundo, no entanto, não deixou de fora de seu show uma sequência de looks pretos em homenagem à criadora da marca, Gabrielle Chanel. Chanel é conhecida como a criadora do "pretinho básico", a peça de roupa que toda mulher deve ter no guarda-roupa.
Mais vaporosa, a Valentino, que teve as cores vibrantes como tônica de seus desfiles nas últimas temporadas, apostou em uma sequência de looks cheios de volume e feminilidade em preto. A marca apostou pesado em efeitos plissados, pregueados, nos babados e nas modelagens para lá de femininas e imponentes. Nem tão básicos, os look da grife não vão passar batidos em nenhuma noite de verão. Quem também apostou na feminilidade, mas de uma maneira mais contida, foi a Dior, que trouxe o universo da dança para sua passarela. Com ele os looks em preto ficaram mais leves e "respiram" através das transparências e das tramas abertas presentes nos materiais escolhidos pela designer da marca, Maria Grazia Chiuri.
Quem não abre mão de uma balada vai se identificar com o visual da Miu Miu, que teve Bruna Marquezine como convidada do desfile. A marca investiu nos looks curtíssimos e com decotes profundos, além das transparências para deixar a mulher sexy e confortável, ao mesmo tempo. A grife apostou ainda na trend da lingerie à mostra para compor os looks com informação de moda.
(por Deborah Couto)