A gente ama os tênis por aqui! É que além de ultraconfortáveis, os calçados esportivos são capazes de deixar qualquer produção mais despojada, casual, e cool. Mas é justamente por conta desses fatores que muita gente ainda tem receio de incluir os tênis nos looks do dia a dia, seja pela casualidade do acessório ou mesmo pelo seu teor esportivo. Agora vamos provar que os tênis também podem ser elegantes e complementar visuais que não perdem em nada - pelo contrário! - com o complemento do acessório esportivo. Confira as dicas e 12 looks para se inspirar.
Quem já é mais despojado e costuma incluir o tênis no visual do dia a dia também pode anotar essa dica: os calçados esportivos têm sempre de ter boa aparência e estar limpos. É que por mais elegante que seja toda a produção, você pode colocar tudo a perder escolhendo um par de tênis sujos ou desgastados, por exemplo. Por outro lado, com os calçados com boa aparência, você pode usá-los para complementar as mais sofisticadas produções. O terno, por exemplo, uma das formas de conjuntinho mais usadas nesta temporada, fica casual e chique com um belo par de tênis. Já o vestido de festa fica mais cool e jovem, perfeito para ser usado durante o dia, com os tênis certos.
Sendo o clássico modelo branco de sola reta ou aquele mais esportivo e volumoso, passando pelos incensados chunky sneakers, todos os modelos de tênis têm também o efeito de deixar uma produção mais jovem. Por isso mesmo ele é aquele contraponto que sua clássica saia mídi plissada necessita ou mesmo aquele office look mais caretão. Todos os looks que têm o potencial de "envelhecer" a pessoa que usa têm esse efeito neutralizado se a escolha para os pés for um par de tênis. Atenção: se você trabalha em um ambiente muito formal, talvez seja melhor esquecer os calçados esportivos para essa ocasião.
A gente já contou por aqui o quanto aposta na combinação de tênis + vestido. O par de tênis, no entanto, deve ser escolhido para complementar o vestido de acordo com o efeito a ser causado. Os looks mais românticos, como os vestidos cheios de volume, por exemplo, ganham mais informação se a escolha for por um par de tênis mais esportivos ou pesados, mesmo. Já aquele modelinho clássico, com solado reto e poucos (ou nenhum) detalhe, tem um caráter mais básico!
(por Deborah Couto)