A curiosidade em torno de como seria a nova Dona Redonda, uma das personagens mais lembradas da primeira versão de "Saramandaia", já pode ser saciada. Vera Holtz aparece como a personagem do remake pela primeira vez em imagens oficiais da trama. Em conversa com o Purepeople, a atriz conta detalhes de sua caracterização. Confira as fotos em nossa galeria.
Seu nome é Evangeline, mas ela ficou marcada e se tornou um dos personagens mais emblemáticos da história de realismo fantástico de Dias Gomes como Dona Redonda, aquela que um dia explodiu em plena praça pública de tanto comer. Originalmente interpretada pela já falecida Wilza Carla, agora é a vez de Vera Holtz encarar o desafio. "Eu sempre acho que os personagens encontram a gente. A Redonda me encontrou", comemora a atriz, que está animada com o novo trabalho: "É um desafio, eu não sabia como ia ser. Estamos descobrindo no dia a dia".
Depois de ficar parada durante quatro horas na maquiagem daa trama para se transformar na Redonda, ao se ver pronta para gravar, Vera confessa que não se reconhece: "Quando me vejo caracterizada eu acho muito engraçado, até agora. É sempre uma surpresa para mim". E explica que todo o aparato que a faz aparentar o peso de 250kg - obesidade mórbida -, atrapalha sua locomoção. "Tem um carrinho especial do Projac, maior, que tem uma rampinha para eu subir e me levarem até o set. Em cena, ando normal, mas tudo é um trabalho. A roupa que tem um peso, uma temperatura. Tenho inclusive um macacão de ventilação interno, por causa do excesso de calor. Enfim, Redonda é absolutamente um bibelôzinho... Gordo! (risos)", brinca.
A tecnologia dessa caracterização é inédita na emissora e contou com o auxílio de Mark Coulier, mesmo profissional que trabalhou na maquiagem de Meryl Streep no filme "A Dama de Ferro". E é tanta novidade que Vera nem sabe ainda quanto pesa tudo o que precisa usar, junto com o figurino. "Não sei ainda o peso com que eu fico. Todo mundo está vendo a Redonda pela primeira vez, né?! Então ela realmente ficou protegida de ser vista, por isso a gente não conseguiu ainda ir lá onde tem uma balança bem grande para poder pesar essa mulher. Porque precisa ser uma balança grande para eu subir e ver quanto é que eu, Vera, vou pesar com isso tudo", conta a atriz.
Já sobre a tão falada explosão na praça, ela faz mistério: "A gente ainda está fazendo testes para ver como é que vai ser a explosão, será tudo computação gráfica. Está sendo preparado. Todos os efeitos dela tem computação e a parte física junto".
A novela estreia no dia 24 de junho e na trama, Dona Redonda é casada com Seu Encolheu (Matheus Nachtergaele), que é franzino e come pouco, já que sofre do estômago. Por isso, tem muita admiração pelas formas rechonchudas da mulher e tem gosto em ver o quanto ela consegue comer. Preparada para mergulhar nessa nova aventura, a atriz afirma que sua última personagem ainda não foi esquecida pelo público. "Ainda sou parada nas ruas por causa da Mãe Lucinda, ela é uma entidade. Pedem a benção e tudo. E eu viajo muito pelo Brasil e vejo o quanto eles gostam da Mãe Lucinda, querem beijar a Mãe Lucinda, as crianças querem tirar foto, a Mãe Lucinda é aplaudida nos lugares, eu já fui aplaudida em restaurante... Não entendia nada (risos). 'Avenida Brasil' foi uma raridade!".
(Por Samyta Nunes)