A nova versão de "Saramandaia", uma das novelas mais marcantes da teledramaturgia brasileira, estreia no dia 24 de junho e, nesta terça-feira (4), o elenco e a equipe lançaram oficialmente o remake com uma entrevista coletiva realizada no Projac. O autor Ricardo Linhares e astros como José Mayer, Lilia Cabral, Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira e Leandra Leal, junto com os novos talentos ainda desconhecidos pelo grande público, receberam a imprensa para falar do que vem por aí na nova novela das onze da Globo.
A trama original de Dias Gomes foi exibida há 37 anos atrás, mas muita gente se lembra ou já ouviu falar de João Gibão, Dona Redonda e outros personagens antológicos do realismo fantástico da trama, que tinham algumas características bem peculiares. Esse clima sobrenatural perpassava todo o ambiente onde aconteceu o lançamento, desde a decoração - que tinha gaiolas em um canto, mesa de doces de mentira e de verdade e objetos com estilos de diferentes épocas -, até os comentários do elenco, que contou detalhes sobre seus personagens e suas esquisitices.
Antes da exibição do clipe com as primeiras cenas da novela, o autor Ricardo Linhares falou sobre o que podemos esperar deste trabalho: "É um projeto ousado, pois em um momento em que o realismo ocupa tanto espaço na televisão, a gente está vindo com uma proposta nova, de um linguajar diferente, de conteúdo e de forma. É uma comédia, a primeira do horário das onze. Mas, ao mesmo tempo, não é uma comédia louca, não é uma história sem pé e nem cabeça. O que liga os personagens é a emoção".
Entre os veteranos que integram o elenco estão José Mayer, na pele de Zico Rosado e formando par romântico mais uma vez com Lilia Cabral, que viverá Vitória, uma personagem que não existia na história original. Bem humorado, o ator brinca ao falar das formigas que o fazendeiro solta pelo nariz, na trama. "São formigas amestradas! (risos). Algumas são colocadas na minha mão, ou no meu bigode - durante a gravação -, e o resto é digitalizado. Hoje em dia os recursos de computação gráfica são muito grandes", explica. Já Lilia revela que Bole-bole, a cidade fictícia onde o folhetim se passa, não tem localização exata: "Tem muito a cara do Brasil, mas não é característica de nenhum lugar, porque se você faz uma característica de algum lugar, ela se perde...".
Para outros atores, esta será sua primeira novela, e os estreantes contam com a responsabilidade e alegria de contracenar com colegas já consagrados, como é o caso da modelo internacional e atriz Laura Neiva, que interpreta Stela, neta de Zico Rosado e bisneta de Dona Candinha (Fernanda Montenegro). "Minha primeira cena foi com o Zé Mayer, deu uma ansiedade, porque foi no susto. Não teve ensaio, não teve nada. Mas na hora passou o nervosismo e no final deu tudo certo", conta a jovem, entusiasmada.
Mas não é só quem está chegando agora que precisa se adaptar às novidades. Vera Holtz encara o desafio de viver a célebre Dona Redonda, personagem que foi de Wiza Carla na primeira versão e é sempre lembrada por ter explodido de tanto comer. A atual caracterização da atriz conta com tecnologia nunca antes usada na emissora, para fazer com que ela aparente pesar 250kg. Vera revela: "É tudo novo, esse é um trabalho inédito na televisão brasileira. Tem que estar muito motivado e aprendendo".
Infelizmente, parte do elenco não conseguiu chegar a tempo ao Projac, por causa de imprevistos e problemas no trânsito do Rio de Janeiro. Chandelly Braz, Marcos Palmeira e Gabriel Braga Nunes foram alguns destes casos. Aracy Balabanian pediu à diretora Denise Saraceni para avisar a todos que não pôde comparecer porque estava gravando o "Sai de Baixo", em São Paulo. Matheus Nachtergaele, que será o Seu Enconlheu, marido de Dona Redonda, perdeu a exibição da prévia por ter chegado atrasado, mas nem por isso deixou de assistir às cenas, pois a equipe prontamente apagou as luzes e colocou o clipe no telão mais uma vez. Todos os presentes já haviam assistido, mas poucos foram os que não param para ver novamente. Sinal de que não há dúvidas: vale a pena ver de novo "Saramandaia", ainda que em uma nova versão.
(Por Samyta Nunes)