A ventosaterapia é uma técnica de medicina alternativa que promove uma série de benefícios para o corpo. Atletas como Diego Hypolito e celebridades como Maraisa, da dupla com Maiara são exemplos de adeptos do método. Em conversa com o Purepeople, a fisioterapeuta Gabriela Fernandes (@gabifernandespilates) explica como funciona o tratamento. Confira!
A ventosaterapia é uma técnica milenar que utiliza a sucção como forma terapêutica. "A aplicação de ventosas na pele do paciente provocará uma pressão negativa devido ao vácuo gerado em seu interior, ocorrendo uma sucção na pele e nos tecidos mais superficiais", comenta Gabriela.
A ventosaterapia trata diversos transtornos da saúde. "Um dos principais benefícios da ventosa é o aumento da circulação sanguínea, que melhora a rigidez muscular, equilíbrio emocional, além de aliviar dores no corpo", aponta Gabriela.
A ventosa é um objeto que se assemelha a um copo, feito de silicone, vidro ou metal, que é aplicado sobre a pele, causando um efeito de vácuo que possibilita ao sangue afluir à superfície dérmica.
"Além do método básico tem outras formas de utilizar a mesma. Associar a sangria da pele com a ventosa ou pode também colocar água norma na ventosa de vidro e realizar a sucção", detalha Gabriela.
Gabriela cita o tempo de duração e explica que podem ser realizadas sessões isoladas. "Até um minuto de aplicação em alguns casos é suficiente. Dependendo do quadro do paciente um tempo muito elevado pode levar a piora dele", observa.
Embora seja seguro, a prática possui algumas contraindicações. "Não deve ser aplicado em pessoas que apresentam feridas, com trombose e distúrbios hemorrágicos. Muita atenção também a pacientes gestantes, pois, elas passam por alterações alterando, principalmente, a circulação sanguínea do corpo".
O tratamento pode ser feito com a pessoa deitada numa maca onde são colocadas 1, 2 ou várias ventosas no local a ser tratado.
"O tratamento é montado de acordo com a queixa do paciente, pois, no corpo a pontos específicos para cada problema. Por exemplo, em caso de uma ciatalgia existe os pontos que colocamos as ventosas", pontua.
"A resposta do corpo ao tratamento varia de pessoa para pessoa (pelos hábitos de vida de cada um). Mas como é feita uma sucção na pele, pode deixar hematomas, coceira até mesma uma dor considerável", justifica.
Quando é usada uma grande quantidade de vácuo o local de tratamento pode-se observar que a pessoa ficará com marcas roxas no corpo. Para que a pele não fique marcada, Gabriela tem uma boa estratégia.
"É importante evitar o contato ao sol para que não manche a pele. Alguns profissionais associam a ventosa a outros métodos como fisioterapia ou a massoterapia, isso ajuda nesse alivio a pele", afirma.
O processo, segundo Gabriela, é indolor: "Cada pessoa tem uma sensibilidade de pele. Atualmente, muitos profissionais complementam com óleos essências. Alguns são como calmantes para a pele".