Um dos maiores sucessos da teledramaturgia, "O Clone" foi estrelada por Giovanna Antonelli e Murilo Benício, interpretando a Jade e os gêmeos Lucas e Diogo e o clone Léo. De autoria de Gloria Perez, a novela foi ao ar entre outubro de 2001 a junho do ano seguinte, somando 221 capítulos e colecionando números recordes. Na medição do Ibope, o último capítulo da trama vendida para mais de 90 países alcançou 62 pontos de média com 68 de pico. A história conquistou diversos prêmios como Melhor Novela, entre eles, o Troféu Imprensa, o Troféu Internet e o Qualidade Brasil. O par romântico principal saltou para fora das telas e os atores ficaram juntos até 2005. Do relacionamento nasceu, em maio daquele ano, Pietro, comparado ao pai pela semelhança física. Atualmente, a também mãe das gêmeas Antonia e Sofia é casada com o diretor Leonardo Nogueira, pai das meninas, enquanto o ator é marido de Débora Falabella.
Ambientada em parte em Fez, no Marrocos e em parte no Rio de Janeiro, "O Clone" gira em torno do amor impossível entre a filha de Sálua (Walderez de Barros) e Lucas, o herdeiro de Leônidas Ferraz (Reginaldo Faria). Acontece que a marroquina está prometida a Said Rachid (Dalton Vigh). Mesmo assim, Jade passa a se encontrar às escondidas com Lucas. Tanto no Marrocos como no Brasil, para onde a mocinha se muda após a morte do irmão dele. A tragédia na família impede que o irmão de Diogo decida se casar com a muçulmana. Sem saída e temendo ser castigada pelos vários pecados que cometeu, Jade retorna para seu país natal e se casa com Said. Do casamento nasce Khadija (Carla Diaz), adepta de seguir a tradição de sua família e dona do bordão "Inshalá". Ao contrário de Samira (Sthefany Brito), que puxou à Jade e resiste usar o véu. É no final da primeira fase da trama que o doutor Albieri (Juca de Oliveira) cria o clone de Lucas, Léo, filho de Deusa (Adriana Lessa). O rapaz, a exemplo de Diogo, também vai se apaixonar por Jade.
Além da clonagem, a autora que sempre aborda temas polêmicos em suas novelas também levou para a TV a questão das drogas, através do núcleo jovem do folhetim. Filha de Lucas e Maysa (Daniela Escobar), Mel (Débora Falabella) passa a se envolver com entorpecentes ao lado de Nando (Thiago Fragoso) e Regininha (Viviane Victorette) depois que a mãe reprova seu namoro com Xande (Marcello Novaes), seu motorista. Para contrabalançar, "O Clone" teve ainda um núcleo humorístico liderado por Solange Couto (a dona Jura, que recebia em seu diversas celebridades), Mara Manzan (intérprete da Odete e morta em 2009) e Guilherme Karan (ator que deu vida ao Raposão e morreu em 2016 após dois anos internado).
(Por Guilherme Guidorizzi)