As unhas são uma paixão nacional, desde as nail arts em diferentes versões até diferentes versões de alongamento. A possibilidade de ter unhas perfeitas por mais de três semanas atrai cada vez um número maior de mulheres e também trazem algumas dúvidas.
"O alongamento de unhas e a esmaltação em gel são procedimentos estéticos, que precisam ser feitos com uma pessoa qualificada, com boas referências, com um trabalho de excelência. Uma vez que a cliente encontra uma profissional confiável, não tem motivo pra ter medo", destaca a nail expert Carol Velten. A seguir, ela derruba cinco mitos recorrentes sobre esse tema.
A especialista explica que remover um alongamento de unha por conta própria, em casa, pode danificar gravemente as unhas naturais. "É recomendável que a remoção seja feita por um profissional qualificado para evitar danos", aponta.
Outro mito é que as unhas vão limitar seu dia a dia. "As unhas de gel são duráveis e resistentes, permitindo que você realize atividades diárias normalmente", assegura.
Esse é mais um mito muito comum. "A verdade é que a placa (ou lâmina) ungueal, que é a parte dura da unha, é um revestimento de queratina dura, que não têm vasos sanguíneos ou sistema de circulação de ar. Até mesmo por isso que não sentimos dor ao cortar a unha, porque ela é um tecido morto", afirma.
Carol indica que o processo correto de aplicação de unhas de gel não deve ser doloroso. "Qualquer desconforto, quando acontece, geralmente é mínimo e temporário. Se você sentir dor durante a aplicação, é importante informar o profissional para ajustar o processo", sinaliza.
Quando aplicadas e removidas corretamente, as unhas de gel não devem causar danos às unhas naturais. "O problema geralmente ocorre quando as unhas são retiradas de forma inadequada, por uma profissional que não tem o conhecimento correto da técnica", define a especialista.