Abandonado por Iolanda (Christiane Torloni) na fazenda Sá Ribeiro, Afrânio (Antonio Fagundes) fica cada vez mais perturbado mentalmente e vai ter um duelo contra sua personalidade Saruê nos últimos capítulos da novela "Velho Chico". Em cenas previstas para irem ao ar a partir desta segunda-feira (26), O fazendeiro por muito pouco não comete suicídio durante um surto de loucura. Além disso, ele agride Cícero (Marcos Palmeira), que tenta impedi-lo de se matar, e ameaça lhe dar um tiro.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece no fim de uma dura viagem que Afrânio faz, pelo rio São Francisco, à procura do filho. "Cadê, cadê Martim (Lee Taylor)? Cadê ele? Maldito Saruê! Cadê meu filho! O que você fez com ele?", ele diz, caindo do cavalo. E continua falando consigo mesmo: "Você venceu, Saruê, eu perdi! Fiz tudo que você me pediu! Tomei o rumo que você quis, e agora? Te dei a vida! A minha vida, maldito, pra você fazer isso? Pra tomar meu filho de mim?". No conflito interno, gargalhadas ressoam em seu ouvido e ele esbraveja: "Não ria de mim! Você não tem esse direito! A culpa é sua! Os de Sá Ribeiro morrem comigo! Um nome vazio, que caminha pro nada, como eu e como você, Saruê".
Nesse momento, Afrânio aponta a arma para sua própria cabeça como quem ameaça um inimigo, e Cícero chega a tempo de vê-lo nessa situação, dizendo que o Saruê precisa morrer. Contudo, quando ele puxa o gatilho, não há disparo, apenas um clique. O tambor aparece vazio quando o patriarca abre o revólver. Determinado, ele então recarrega a arma com munição, e volta a apontá-la para si, mandando que o Saruê saia de sua cabeça, mas o jagunço então intervém, se jogando em cima do patrão.
Cícero enfrenta o patrão
Descontrolado, o pai de Tereza (Camila Pitanga) afirma e fica repetindo que "é culpa sua" e dará um golpe violento Em Cícero, apontando a arma para ele em seguida. Valente, o filho de Doninha (Suely Bispo) diz: "Se é culpa de alguém, é do senhor! O senhor quem criou isso tudo. O senhor botou teu fio pra correr, e ele correu do senhor, foi de ninguém! Me matar num vai trazer ele de volta". Completamente surtado, Afrânio pisa no peito do funcionário para impedir que ele se levante e declara: "Mas... me matar vai".
Com o revólver na cabeça pela terceira vez, o coronel só não atira porque escuta o apito do Gaiola Encantado, e sai correndo atrás do barco, entendo nas águas do rio. Afrânio desaparece no São Francisco por um tempo, Cícero encontra sua peruca e parte de suas roupas. O destino do personagem seria morrer nessa busca pelo filho, mas foi alterado após a tragédia que aconteceu comDomingos Montagner, intérprete do protagonista Santo dos Anjos. Agora, Afrânio emerge completamente transformado e vai atrás de Iolanda, em Salvador. Os dois ficam juntos e felizes no último capítulo da trama.
(Por Samyta Nunes)