A trama praiana e aventureira de Walther Negrão chega ao fim nesta sexta-feira (13), com o último capítulo de "Flor do Caribe". Sem surpresas e na mesma levada suave em que a novela transcorreu desde o início, o desfecho escolhido pelo autor para o triângilo amoroso dos protagonistas sugere a retomada da amizade dos três, após o salvamento de Alberto (Igor Rickli ), que tenta se matar.
Com a beleza do elenco e das paisagens naturais, "Flor do Caribe" teve boa audiência e foi bastante elogiada por muitos telespectadores nas redes sociais, principalmente no Twitter, durante a exibição de cada capítulo. Transitando entre a leveza da história de amor até o peso do nazismo, recheada de sequências de aventura, a trama conseguiu conquistar um público fiel.
Diferentemente de outros autores, Negrão preferiu não deixar o desenrolar de muitas histórias para o último capítulo. Cristal (Moro Anghileri), por exemplo, teve seu final feliz ao lado do jogador Fred, que virou seu namorado na ficção, já há algum tempo e com isso a cantora, assim como Dom Rafael (Cesar Troncoso) e Amparo (Martha Nieto), não apareceram nesta última parte do folhetim.
A redenção de Hélio (Raphael Viana) e seu recomeço como pescador, mesmo tendo sido condenado a seis anos de reclusão, refletem nesse final o que o correu durante toda a novela: todas as cenas de Bibiana (Cyria Coentro) e Donato (Luiz Carlos Vasconcelos) com o filho mau-caráter foram muito bem executadas e por isso trouxeram emoção e comoveram o espectador. Ao lado de Laura Cardoso (Veridiana) e Cláudia Netto (Guiomar) os dois atores proporcionaram os momentos de mais qualidade na interpretação da obra.
A prisão perpétuda de de Dionísio (Sérgio Mamberti), que já tinha o destino resolvido desde sua captura na tentativa de fuga, serviu apenas para cravar o final do vilão, que de fato merecia a punição sendo um criminoso nazista e cruel, e vingar Samuel (Juca de Oliveira) e Manolo (Elias Gleizer), vítimas do bandido que lutaram por justiça no decorrer da história.
Grazi Massafera teve um momento bonito na cena em que Ester está se arrumando para o casamento e reza um Pai Nosso, agradecendo pela felicidade de finalmente se casar com seu grande amor. De um modo geral a novela marca um amadurecimento no trabalho da atriz que teve alguns bons momentos durante a trajetória da mocinha. Henri Castelli jogou bem com a parceira, na pele de Cassiano, embora não tenha demonstrado nada diferente ds seus trabalhos anteriores.
Mas a missão mais árdua ficou por conta de Igor Rickli, que teve o personagem oscilando entre por diversos caminhos desde a segunda metade da história. Mas como este é seu primeiro protagonista na TV, é natural que o ator enfrente algumas dificuldades. Contudo, seu crescimento é visível para quem acompanhou o vilão desde o primeiro capítulo. Nestas últimas cenas de Alberto, Igor conseguiu trazer verdade e emoção, que poderiam ter sido exploradas mais um pouco.
Por fim, Candinho (José Loreto) não ficou com Taís (Débora Nascimento), mas ficou rico . A bugueira, por sua vez, fez carreira internacional de modelo e ressurgiu em Vila dos Ventos com um namorado italiano, mas não perdeu o jeitinho brejeiro. Depois de passar por praticamente quatro possíveis pares românticos na trama, nada mais justo que a moça encontrasse o amor, ainda que este seja um desconhecido que aparece no final.
Mesmo que a história tenha se perdido um pouco em alguns momentos, a novela primou pela beleza das cenas, tanto no que se refere à bela fotografia deJayme Monjardim quanto pelas beldades do elenco. Confira nossa galeria com as imagens do último capítulo de "Flor do Caribe", que a partir de segunda-feira (16) será substituída por "Joia Rara", de Thelma Guedes e Duca Rachid.
(Por Samyta Nunes)