Maurício de Sousa, o "pai" da Turma da Mônica, criou dois novos personagens em parceria com a ONG Amigos da Vida, que atua no Distrito Federal no auxílio em pacientes soropositivos. No projeto Amiguinhos da Vida com a Turma da Mônica, dois novos personagens, Igor e Vitória chegam para quebrar preconceitos, já que eles possuem o vírus HIV.
Igor e Vitória tem 7 aninhos e convivem em harmonia com a turminha do Limoeiro, levando uma vida normal. Na trama, é a própria menina que vai revelar ser portadora do vírus: "Nós gostaríamos que vocês soubessem que vivemos com o HIV. É um vírus que desenvolve a Aids, e que tem tratamento".
Segundo a revista "Veja", o objetivo de Maurício é "falar sobre o preconceito", mostrando que as crianças podem brincar juntas independente de como são, da doença, de igual para igual.
A história deles será contada em uma edição especial, que terá distribuição gratuita em escolas públicas, em que os leitores serão informados sobre as diversas formas de infecção do vírus, o que é, como conviver com crianças que têm e o impacto social causado pela doeça.