A transição capilar é um período em que a pessoa deixa de usar química nos cabelos para assumir os fios naturais. Nesse processo, no qual é preciso lidar com duas texturas (ou mais!) nas madeixas, os penteados se tornam aliados para finalizar os cachos. E quais são as melhores opções? Em entrevista ao Purepeople, o cabeleireiro Wilson Eliodorio revela algumas dicas para encarar a fase com glamour. Confira!
Um dos penteados mais versáteis e que ajuda muito está em transição capilar é o coque. Além de prático, o estilo pode ser usado de diferentes maneiras e combina com diversas ocasiões - seja para ficar em casa, trabalhar ou mesmo sair para uma festa chique. "Os coques estão muito na moda e uma tendência que, embora não seja novidade, continua muito forte é o estilo Kardashian, bem esticadinho na raiz", conta o expert. Para conseguir o efeito, Wilson sugere usar uma pomada ou um gel e alinhar bem os fios na raiz com o produto. Outra dica preciosa do cabeleireiro é investir na risca bem marcada na hora de fazer seu coque, seja ela central ou lateral, ou jogar os fios todos para trás. Um clássico!
Se você quer ir além do coque e explorar outros penteados durante a transição, Wilson também indica rabos de cavalo e tranças. Nesse caso, se a raiz mais volumosa é o que te incomoda, você pode aproveitar a base esticadinha e, ao invés de torcer os fios em forma de coque, invista em rabo de cavalo com texturas ou em tranças estilosas, principalmente se o seu cabelo estiver mais longo. Mas atenção! Como na transição capilar os cabelos ficam mais frágeis, usar muita força ao esticar a raiz pode quebrar os fios. "Fazer o penteado com o cabelo mais úmido e aplicar o produto por cima do fio, para dar o efeito mais grudadinho, é uma boa solução", alerta o profissional.
Uma das questões mais comuns para quem está passando pela transição capilar é tentar disfarçar a raiz volumosa. Mas que tal aproveitar esse volume para criar penteados presos dignos de tapete vermelho? "Nesse estilo de penteado, você não estica os fios da raiz, apenas acomoda o volume, como se fosse um topete, para emoldurar o rosto", explica Wilson Eliodorio. "A partir daí, você pode prender os cabelos como um coque banana, prendendo com grampos, ou ainda um rabo de cavalo, um coque baixo ou uma trança". Vale deixar alguns fiozinhos soltos, para um estilo clássico e ao mesmo tempo moderno.
Não é porque você está em transição capilar que você não pode usar os cabelos soltos ou semipresos. Para finalizar os cachos, a dica é investir na texturização dos fios. Com diferentes técnicas e com os produtos certos para fixar, é possível igualar a textura dos cabelos enquanto os cachos não se formam naturalmente. Embora no início seja mais difícil texturizar os fios que passaram por anos de procedimento químico, aos poucos você pega o jeito!
(Por Marina Couto)