Diversos mitos rondam a nossa rotina de beleza diariamente seja nos cuidados com o cabelo, com a pele e até mesmo com as unhas, que conquistaram as passarelas da Semana de Moda de Nova York ao serem incrementadas com pedras e pingentes. Depois de desvendar se pintar os fios frequentemente realmente proporciona à queda de mechas, o Purepeople entrevistou a dermatologista Giuliana Bottino para descobrir se retirar as cutículas das unhas é efetivamente um hábito negativo. No Brasil, é comum remover a parte sem vida da epiderme que envolve a base das unhas na hora de pintá-las, principalmente se for a uma manicure, mas será que isso faz mal? "Sim", aponta a especialista.
Assim como outras partes do corpo humano, as unhas podem ser fortalecidas com a ajuda da alimentação. Algumas frutas podem colaborar para que elas cresçam mais rápido e não quebrem com tanta facilidade. Com a cutícula é diferente, já que a essa pele já está morta e precisa de certos cuidados especiais, mas o que será que acontece ao retirá-la? "A cutícula é uma barreira natural, que protege o aparelho ungueal, impedindo a entrada de vírus, fungos e bactérias", esclarece a profissional ao explicar a decorrência desse costume: "A consequência desse hábito é o surgimento de infecções periungueais como paroníquia, além de facilitar o surgimento de unhas encravadas e granuloma piogênico, que é a carne esponjosa ao redor da unha."
Normalmente, a retirada dessa pele é feita com o auxílio de um alicate, mas isso só piora a situação das unhas. "A retirada da cutícula com alicate remove a pele protetora", aponta a médica ao enumerar outros pontos negativos de utilizar o objeto com essa finalidade: "Além disso, também provoca um trauma que propicia o surgimento de inflamações na região ao redor da unha, como carne esponjosa e até mesmo unhas encravadas."
Para quem se incomoda ou não gosta das unhas com essa pele, a solução é bem prática e não deve ocupar muitos minutos do dia. "É preciso tratar as cutículas", revela a dermatologista ao descrever como deve ser feito esse cuidado: "Hidratando as cutículas com cremes ou ceras, diariamente." Além disso, é possível diminuir a vontade de removê-las como a Giuliana ensina: "As cutículas também podem ser empurraras com espátula de forma delicada, sem retirá-las." Apesar disso, não existe nenhum método para deixar a unha sem cutícula sem fazer mal à saúde delas: "A cutícula é importante para a proteção do aparelho ungueal. Ela pode ser empurrada delicadamente e hidratada, porém a sua retirada pode ocasionar problemas já comentados acima."
(Por Fernanda Casagrande)