O tie dye, técnica de estampa feita por tingimento com nós (do inglês "amarrar e tingir") é velha conhecida das nossas mães e avós e um dos hobbies da atriz Drew Barrymore, que faz tie dye em sua pia. A pintura já foi chamada de Batik (que, na verdade, é um dos estilos da técnica de amarrar e tingir desenvolvido na ilha de Java, na Indonésia) e lá nos anos 70 era uma das favoritas dos da turma hippie que amava um trabalho artesanal de um look com cara de conforto. Já nos anos 90 a técnica ressurgiu no universo do surf e virou marca registrada dos surfistas da época (quem não se lembra daquelas t-shirts coloridíssimas feitas com a técnica). De fato, o tie dye andava, faz um tempo, esquecido pelo universo fashion, mas agora ensaia um retorno triunfal, em peças mais sofisticadas que as de outros tempos.
A Chanel, por exemplo, inovou ao aplicar o tie dye em tecidos superfluidos e leves -- bem a cara do verão -- e misturá-los a acessórios em plástico e make com estilo anos 80. Um mix de referências que deu certo no final. A italiana MSGM apostou no efeito coloridíssimo feito com a técnica, em looks para lá de confortáveis, bem na onda do pijamismo que tem estado em alta recentemente. A marca apostou ainda em meias coloridas perfeitas para serem usadas com tênis ou sandálias de salto, tendência que vem marcando presença no feed do Instagram. Já Michael Kors apostou na delicadeza dos tons suaves misturados ao branco para usar o tie dye em sua última coleção de verão. Apesar de despojado, o efeito é leve e chiquérrimo! Já a Calvin Klein usou a técnica para fazer prints localizados em suas peças que foram, ainda, combinadas a outras estampas.
Se as editoras de moda estão usando é porque a trend é para ficar de olho. Nesse caso, o tie dye ganha fôlego a mais para realmente pegar no próximo verão. A poderosa Anna Wintour, por exemplo, já foi vista usando look de festa da Rodarte, grife americana que investiu no Tie Dye em peças mais sofisticadas. Já a italiana Giovanna Battaglia foi vista usando dois modelos diferentes de suéteres de cashmere coloridos com a técnica. A peça mais linda, com as cores do arco-íris, foi combinada com saia bordada em paetês fazendo um look statement e muito descolado.
(por Deborah Couto)