A cantora Taylor Swift , que esteve no Brasil recentemente com a 'The Eras Tour', marcada por caos e morte de uma fã, está passando por um momento delicado após ter fotos íntimas falsas vazadas nas redes sociais.
Os vazamentos aconteceram nesta quinta-feira (25), no X (antigo Twitter), onde pessoas e páginas passaram a compartilhar fotos de Taylor Swift nua e retratando conteúdos sexuais, todas geradas por inteligência artificial.
As fotos causaram grande revolta nos fãs da popstar, que foi vista em uma fofoca comprometedora com Selena Gomez no Globo de Ouro. Indignados com os falsos nudes da cantora, internautas subiram a tag "Protect Taylor Swift", que se destacou nos trends do X.
Paralelo a isso, fãs da cantora também organizaram mutirões de denúncia para derrubar os perfis que estivessem compartilhando as fotos. Alguns chegaram a ser retirados do ar, mas a grande maioria ainda permanece na rede social. A popstar não se pronunciou oficialmente.
O crime revoltante sofrido por Taylor Swift também já pegou famosas brasileiras como Isis Valverde e Jojo Todynho , que sofreram com falsos vazamentos na internet.
Em outubro do ano passado, Isis Valverde foi surpreendida com a notícia de que fotos íntimas suas teriam vazado na internet. Em duas fotos, a noiva de Marcus Buaiz teve uma foto modificada digitalmente, onde bandidos deixaram à mostra os supostos seios da atriz. Uma terceira publicação compartilhada na web a recriou inteira nua.
Em resposta, Isis Valverde procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
"A atriz repudia as imagens, que são totalmente falsas e criadas através de recursos digitais com montagens artificiais. Adverte pela gravidade do assunto, pois o conteúdo é ilegal, inclusive para quem o reproduz", disse a assessoria de Isis Valverde em nota na época.
Dois meses depois de Isis Valverde, em dezembro, Jojo Todynho também passou pela mesma situação. Na ocasião, a artista teve uma foto de maiô modificada digitalmente, onde atribuíram um falso nude à ela e compartilharam a foto em grupos de WhatsApp.
Chocada a situação, a campeã da 'Fazenda' rasgou o verbo em suas redes sociais: "Eu estou rindo muito. O povo tem um tempo... Fizeram uma montagem minha, botaram até topete (risos). Pelo menos, me deixaram toda... (risos). Botaram a rodela do peito desse tamanho".
Apesar de dizer que não iria procurar a Justiça para resolver o caso, Jojo denunciou alguns homens por assédio, dizendo estar recebendo muitos nudes em suas redes sociais depois o ocorrido:
"Tem homens vindo no meu direct me mandar fotos das partes íntimas. Vocês não têm nem vergonha, né? Se vocês continuarem, vou explanar vocês ou vou lá na delegacia denunciar vocês por assédio. Isso é crime. Não sou obrigada a ficar olhando essa Mata Atlântica. Não tem vergonha de ficar mostrando essa bananinha nanica?", completou a famosa.