Susana Vieira vai voltar à TV na próxima novela das seis da Globo, "Éramos Seis", como Emília, tia da protagonista Lola (Gloria Pires). Na nova versão da trama, a matriarca é uma mulher mais à frente do seu tempo, empoderada. Características essas que podem descrever também Susana, aos 77 anos de vida e 50 anos de carreira. "Mostro para as mulheres que não tem idade, seja feliz!", afirma a atriz. A seguir, o Purepeople reuniu 4 dicas que a global deu para mulheres sobre assuntos da atualidade.
"Seja livre, não dependa de homem", exclama a artista. Segundo Susana, a busca pela igualdade de direitos em sua vida aconteceu de modo natural. "Eu conheci minha mãe trabalhando. Nunca tive que ir para a rua trabalhar, nunca tive que colocar camiseta 'não encosta em mim'. Eu mesma avisei. Sempre trabalhei desde os 16 anos porque quis, porque eu era bailarina e não porque eu precisava ajudar em casa. Eu vi todo o meu núcleo familiar já feminista. O feminismo existiu na minha vida naturalmente", assegura a atriz.
A importância da independência financeira também foi exposta por Susana. "Arrume um bom trabalho, um bom emprego", aconselha. A global ainda pondera sobre sua vida, mas sem criar questões: "Eu acho que abri mão do sucesso pessoal por causa do meu trabalho. Tenho essa consciência. Já me perguntei se fiz por bem ou mal, mas fui aceitando". Dona de sua autonomia, ela falou sobre sua relação com dinheiro. "Não sou de guardar. Eu quero ir para Miami toda hora", afirma sobre a cidade onde parte de sua família mora. Outra viagem foi destacada como especial por Susana, aos risos: "Queria ver a primeira classe para ir para Dubai e fui! Estou pagando até hoje".
Fã de mudanças de visual, sejam elas para personagem ou na vida real, ela explica que nunca teve problemas com sua aparência. "Nunca me senti mal com a minha imagem, posso estar me sentindo gorda. Mas também tem mulheres magérrimas que estão se sentindo gordas", opina Susana, dando a dica: "Tire a roupa, fique nua, namore quem você queira, beije na boca de quem você quiser!". Estrela de uma sessão de fotos para jornal popular, ela ainda adiciona: "Eu não me sinto uma diva, vocês que me chamam de diva. Me sinto muito bonita. Fiquei impactada quando coloquei um maiô preto, não uso biquíni porque acho que de maiô fico melhor".
(Por Marilise Gomes)