Em 2004, Ana Paula Arósio era considerada a grande estrela da TV do momento. Protagonista da novela "Um só coração", exibida no horário nobre da Rede Globo, ela era requisitadíssima para comerciais de TV. Mas para a companhia telefônia Embratel, não bastava apenas uma Ana... E assim surgiu a ideia de arrumar sósia mirim para a atriz.
Há 10 anos, Rafaella Coelho, - uma paulistinha de olhos claros e cabelos cacheados - foi escolhida através de testes para representar 'a Embratel de amanhã'. No comercial Ideia 21, que durava um minuto, Rafaela surpreendeu os telespectadores com seu jeito doce e muita simpático: "Eu sempre trago o futuro. São sempre soluções novas, ideias novas. Como a Ideia 21: você fala dois minutos e ganha mais um." A seu lado Ana Paula Arósio , aprovava e as duas finalizavam com o bordão que se tornou famoso: 'faz um 21'.
"Tem pessoas que ainda me reconhecem na rua e me pedem para falar 'faz um 21'. Fico com vergonha!, conta a atriz, hoje com 13 anos.
Na época, Rafaella ainda assinava Rafaela Romolo e decorava o texto com auxílio dos pais, Rogério e Cláudia. A semelhança com Ana Paula Arósio, surpreendeu até a própria atriz: 'Nem eu era tão parecida comigo nessa idade!", disse na época Ana Paula Arósio ao vê-la.
Rafaella, porém, pouco se lembra da atriz ou da época em que gravou o famoso comercial.
"Eu tinha três anos, era um bebê. Minha mãe conta que Ana Paula foi muito carinhosa comigo. Tentei falar ter contato com ela depois, mas não consegui. Ela não retornou as ligações", conta a Rafaella, lamentando o fato de não ter conseguido assistir nenhuma novela atual com a atriz. "É uma pena Ana Paula ter parado de atuar. Queria que ela voltasse... Só assisti à 'Ciranda de Pedra' (2008) no Youtube só para vê-la em cena.", relembra.
Uma promessa de atriz
Após o sucesso do comercial, que ficou um ano no ar, Rafaella prolongou a fama fazendo comerciais e estampando várias capas de revista. Em 2008, ela se lançou na carreira musical formando uma dupla com Maury, filho do cantor sertanejo Mauri (da dupla Maurício e Mauri) e sobrinho de Chitãozinho e Xoróro. A ideia da gravadora Universal Music era conquistar os fãs carentes da dupla Sandy & Junior, que são primos de Maury.
"Adoro música e curti muito essa fase. O projeto durou quatro anos. Era uma brincadeira pra gente e me diverti muito. Mas quero focar mesmo na interpretação", conta Rafaella.
Recentemente, Rafaella, que cursa o 9º ano do ensino fundamental - foi contratada pela Ford TV, mesma empresa que cuida das carreiras de Livian Aragão, Camila Camargo, Isabel Wilker, entre outros. Por conselho da empresa, mudou a grafia do nome (acrescentou um ele ao primeiro nome e adotou o sobrenome do bisavô materno) para 'deixar mais feminino', fez cursos com a coach Adriana Pires e aulas de interpretação com Fernando Leal.
"Ainda sou muito nova para fazer alguns cursos. Quero muito fazer o Célia Helena, um dos cursos de teatro mais conceituados do Brasil. Me inspiro muito na Fernanda Montenegro e na Meryl Streep. Pelo que vi da Ana Paula (Arósio) atuando também gostaria de ser um pouco do que ela foi", afirma Rafaella, que com 1,70 e 55 quilos, também não descarta a possibilidade de se tornar uma modelo comercial.
"A Ana também é mais baixa e foi modelo em Tóquio, né? Morar fora do país seria um sonho pra mim. Se tiver essa possibilidade, topo na hora", diz a aspirante a atriz, já também sonhando com uma carreira no cinema.
(Por Renata Mendonça)