O slow fashion vai muito além do garimpo de peças antigas ou da confecção de roupas exclusivas: o movimento engaja a sustentabilidade, diz "não" ao descarte rápido de peças, como acontece com as roupas adquiridas através do mercado de fast fashion, diminui o consumo desenfreado e ainda valoriza a criatividade e a volta de tendências de outras décadas, como a dos anos 80 e 90. Por mais que grandes grifes de moda ainda tenham seus destaques e ditem as tendências das próximas estações, há uma parcela de pessoas que preferem trocar quantidade por qualidade, onde menos é mais no guarda-roupa. Se identificou? Então, dá uma olhada nos brechós e lojas que separamos abaixo!
O Brechó no Fundinho é um brechó bem glam e com peças superelegantes, com direito a roupas que compõe um office look incrível! Sabe aquele terninho fashion que as famosas estão amando? Você encontra por lá, além de calças de cintura alta com uma pegada bem vintage. Só pelas fotos, superbem produzidas e com modelos afro, já dá para se apaixonar pelo brechó. A equipe tem uma loja física em São Paulo, mas envia peças para todo o Brasil.
O The Vintage Closet foi criado pela Paula Silberfarb, que mora em Porto Alegre, mas vira e mexe garimpa peças em outros estados e até ao redor do mundo para vender no site do brechó e através do perfil do Instagram. Por lá, dá para encontrar jaquetas oversized, peças com estampas icônicas de desenhos, como Mickey, macacões com jeans grossos, saias de botão, jaquetas de couro e acessórios como óculos e cintos - tudo exclusivo!
A Hype Vintage é uma marca independente, criada pela paulista Juliana Schmidt Tomazini. A proposta, segundo ela, é a recuperação de peças garimpadas que precisam de um "up". É a própria Juliana quem customiza as peças de forma artesanal. "Proponho um conceito de moda consciente, autoral e exclusiva. As peças customizadas que mais fazem sucesso são as camisas estampadas, as camisetas e os jeans, incluindo jaquetas, calças, saias e shorts", contou ao Purepeople.
Já pelo nome a gente entende o conceito do Reuse Brechó: reutilizar peças e passá-las adiante! De Pelotas, Rio Grande do Sul, a equipe do Reuse costuma garimpar pelo mundo e envia as peças para todo o Brasil. Por lá, é possível encontrar jaquetas e calças jeans, parkas e shorts usados, além de roupas novas também. Você é fã do estilo retrô? No site, tem uma aba exclusiva para peças vintage!
A Boutique São Paulo trabalha com peças novas e usadas, que são garimpadas e selecionadas com a proposta de ajudar na mudança cultural dos itens de segunda mão. A equipe investe em peças de qualidade e dá uma nova cara à peças vintage, reutilizando itens que acabariam descartados. No Instagram da Boutique, impossível não se apaixonar pelas combinações de looks que mesclam diferentes estilos.
(Por Beatriz Doblas)