Quando o assunto é pele, diferentes regiões do corpo têm características únicas e, por isso, precisam de cuidados bem específicos. Recentemente, acompanhamos o crescimento do bumbum care no universo da beleza, trazendo todos os cuidados específicos para a região dos glúteos.
Considerada uma das principais plataformas de previsão de tendências, o WGSN apontou que o "movimento de skinificação" já tem um novo "eleito": a região dos seios.
A plataforma aponta que, no Google Trends, as buscas em todo o mundo pelos termos "creme para seios" e "óleo firmador de seios" subiram 60% e 250%, respectivamente, e tendem à ascensão suas buscas no último ano. Tal tendência também traz à tona a necessidade de uma série de cuidados específicos para a região, que foi considerada tabu por muito tempo por conta da sexualização indevida construída socialmente ao longo dos anos.
"A região dos seios é mais propensa a flacidez por um conjunto de fatores: o fato de não haver tantas glândulas sebáceas na região, a pele é mais fina e existe uma perda de sustentação da pele pela perda de volume dos seios ao longo dos anos", explica a dermatologista Lidia Machado, da Clínica Juliana Piquet.
A médica explica que, além da higiene adequada, hidratação é palavra de ordem nos cuidados com os seios. "Por ser uma área coberta pela roupa a maior parte do tempo não é necessário uso diário de filtro solar. Produtos que mantenham a hidratação são fundamentais. Ativos que redensifiquem a pele e aumentem a sua espessura são muito bem-vindos em caso de flacidez e enrugamento da pele", explica.
Quais ativos devem ser procurados em cremes e produtos de tratamento para a região dos seios? "Centelha asiática, óleos vegetais como de rosa mosqueta e colágeno hidrolisado oral podem contribuir para o espessamento dessa pele", aponta.
E será que apenas o uso de cremes resolve? A melhor forma de entender quais são os cuidados para cada mulher é consultar um especialista de confiança. "É fundamental fazer uma avaliação da estrutura dos seios, porque caso haja perda importante de volume, os cremes não serão suficientes", detalha Dra. Lidia.
E uma questão relacionada à região dos seios para muitas mulheres está o suor abaixo dos seios. Para driblá-lo, a médica aponta diferentes possibilidades. "Cremes contendo substâncias antitranspirantes, roupas e sutiãs de algodão e sem elástico (tipo top) e até toxina botulínica podem ser usados", explica.
A acne também pode ser um incômodo na região e no colo. "É importante uma consulta com dermatologista para identificar a causa. excesso de cremes, óleos, suplementos vitamínicos e medicamentos podem causar quadros muito semelhantes a acne. O uso de secativos e medicamentos de uso tópico e até oral podem ser necessários"