O óleo de rosa mosqueta tem tudo virar um de seus produtos queridinhos para aqueles momentos importantes de autocuidado. Conhecido também como óleo de rosa rubiginosa, ele tem origem oriental e tem fãs com fama internacional, com a atriz Miranda Kerr e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Apesar do nome, ele não tem origem na flor em si, e sim das sementes que estão no fruto da mesma. Rico em ácido oleico, linoleico e linolênico, ele também possui as vitaminas A, B, C, E e K, além minerais como o potássio, ferro, cálcio, magnésio, e fósforo. Com tantas propriedades, ele mostra sua versatilidade e pode ser usado no cabelo, pele e unhas. Confira mais detalhes a seguir!
Com a chegada do inverno, o cabelo tende a ficar mais seco por conta de um uso maior de secadores e chapinhas. O óleo pode te ajudar a repôr a hidratação: inclua algumas gotinhas dele na máscara que você costuma a usar no seu dia a dia. Outra opção é apostar nele como um pré-shampoo: espalhe ao longo do comprimento e massageie por cinco minutos. Depois, deixe agir por 10 minutos e lave o cabelo normalmente. Ah, ele pode funcionar ainda como antifrizz. Secou o cabelo e percebeu que alguns fios ficaram arrepiadinhos? Coloque uma gotinha na palma da mão e passe neles.
Montar um cronograma capilar tem sido uma técnica adotada por muitas mulheres para manter a saúde dos fios. E o óleo de rosa mosqueta pode marcar presença na fase 2, da nutrição. Para fios nutridos profundamente, aposte nele no processo de umectação: passe em todo o cabelo e aguarde 30 minutos para lavá-los. Caso se sinta confortável, você pode até aplicá-lo à noite, dormir com uma touca e lavar no dia seguinte.
Por conta de suas propriedades regenedoras, o óleo de rosa mosqueta é um ótimo aliado nos cuidados com as unhas. Deixe as unhas sem esmalte e aplique uma pequena quantidade nelas, massageando unhas e cutículas. Para o produto agir bem, o ideal é que a esmaltação aconteça alguns dias depois.
(Por Marilise Gomes)