O ouro de Simone Biles no individual de Ginástica Artística das Olimpíadas de Paris 2024 fez com que o público quisesse conhecer ainda mais sobre a vida da melhor do mundo. A atleta dos EUA nasceu em 14 de março de 1997, em Columbus, Ohio, e como resultado das lutas de sua mãe contra o vício, ela e seus irmãos estavam entrando e saindo de lares adotivos até que tudo começou a mudar em 2020.
Na época, o pai afastado de Shanon, Ronald Biles, e sua segunda esposa, Nellie, levaram as crianças para sua casa em Spring, Texas. O casal adotou formalmente Simone e sua irmã mais nova, Adria, em 2003, quando a medalhista de ouro tinha 6 anos. A irmã de Ronald, a tia de Shanon, Harriet, adotou os dois irmãos mais velhos de Simone.
Shanon tem lutado contra o vício em drogas ao longo dos anos e teve alguns problemas com a lei, incluindo uma agressão pela qual foi colocada em liberdade condicional em 2021. Em 2016, a mãe de Simone Biles deu uma rara entrevista, dizendo que ficou fora da vida da filha depois que os papéis de adoção foram assinados, a pedido de Nellie e Ron Biles, mas parece que a paz foi selada entre elas.
"Quando assinamos os papéis [de adoção], foi como se meu pai tivesse ligado um interruptor em mim", disse Shanon disse ao "The Daily Mail" em uma entrevista de 2016. "Sem comunicação, sem ligar e sem visitar. Foi assim no começo", acrescentou. Morando em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos, Shanon mora com seus dois filhos mais novos e, segundo a imprensa internacional, está sóbria.
Sobre como Simone se sente sobre a situação, a atleta disse no podcast "Call Her Daddy" em abril deste ano que ela é simplesmente grata por ter uma família que a apoia - mesmo que sua dinâmica possa ser confusa para as pessoas.
"Isso também é loucura explicar para as pessoas porque eu fico tipo, 'Minha mãe biológica também é filha do meu pai, e eu o chamo de pai'", explicou. "Então é tipo, todo mundo fica muito confuso... É uma árvore genealógica inteira que você fica tipo, 'Não me faça explicar. Meus pais são meus pais. Eu fui escolhida. Me sentindo abençoada.'", completou.
Quanto ao pai de Simone - que também mora em Ohio - Shanon ainda fala com ele de vez em quando, e eles geralmente discutem o quão bem a filha está indo.