Sergio Malheiros tem 25 anos e está na televisão desde os seus 10 anos. O ator de "Verão 90" atuou pela primeira vez em "Da Cor do Pecado" e já naquela época tinha um importante papel na representatividade, assim como as atrizes negras que tiveram destaque em "O Tempo Não Para". Em uma conversa ao Purepeople, o artista destaca que desde a infância já tinha uma função importante para o público, mas não se dava conta: "Quando era criança não conseguia entender bem por que as pessoas sempre diziam que havia alguém que se parecia comigo. Amadurecendo e crescendo como homem negro, fui entendendo o lugar de representatividade que ocupei desde que me entendo por gente. Entendi como representava tanta gente, como era o mais próximo que as pessoas tinham."
O ator de "Verão 90", prestigiado pela namorada, Sophia Abrahão, na estreia da novela, afirma que ter tido uma infância cercada pelos holofotes o poupou de sofrer muitas situações indelicadas, mas não evitou que ele sofresse preconceito. "Sou negro desde a hora que vou comprar um produto de uma loja cara até a hora que um produtor de elenco vai escolher um personagem para uma pessoa negra ou branca. Mas ter sido o Raí me deu privilégios como poder falar e divulgar as minhas ideias. Eu tento falar sobre isso o máximo possível. Fui criado dentro de um mundo racista e ele está dentro de todos nós", frisa o ator. "Tento falar sobre isso e não quero falar sobre o racismo só com meu discurso, mas com a minha imagem. Tenho mais articulação para falar sobre o assunto hoje, mas sofro preconceito desde sempre na família do meu pai que é um homem branco. Tive mais de 500 mil interações de pessoas contando histórias de duras policiais e de situações racismo. Isso me torna cada vez mais responsável pelo meu discurso."
Junto há mais que 4 anos, o casal planeja ter filhos e, ciente disso, conversa bastante sobre racismo em casa. "Eu e Sophia falamos muito sobre isso, até porque queremos ter filhos e nossos filhos serão negros", afirma o artista. Em dezembro do ano passado, Sophia Abrahão até brincou durante o programa "Vídeo Show" sobre o desejo de ser pedida em casamento, mas afirmou que já se consideram casados. "A gente brinca muito com isso. E é muito engraçado. Porque tanto o Sergio como eu a gente já se considera casados, né? Moramos juntos, estamos juntos há quatro anos. Só que rola essa pressão e a gente costuma brincar com isso", completou.
Assim como o racismo enfrentado por Sergio, seu personagem na novela "Verão 90", Diego, foi vítima de uma atitude racista da polícia. Ele é acusado injustamente de roubo pelos policiais no dia de sua formatura, isso muda a vida dele e ele resolve cursar Direito. "A transformação pessoal do Diego vem através do social, do Direito, para impactar mais gente", afirma. Na universidade, ele conhece Larissa (Marina Moschen) e isso muda a vida dele: "Larissa apresenta coisas que ele não conhecia, como a alta sociedade carioca. Mas o amor deles prova que é real e vence barreiras." Seu personagem sofreu diversas agressões durante a vida e o Direito é uma forma de mudar isso. "O Diego sofre tantas agressões ao decorrer da vida.... ele é um cara que viveu a vida inteira na defensiva, está sempre de punho fechado porque é como o estado o recebeu. Ele é um cara que nasceu em um mundo adverso."
(Com apuração de Patrick Monteiro e texto de Pyetra Santos)