Sardas no rosto vêm sendo enaltecidas há alguns verões - que bom! Famosas como Giovanna Ewbank e Mariana Goldfarb adoram deixar as pintinhas marrons à mostra, além de Meghan Markle ter exibido as sardinhas do rosto no dia do casamento. "Antes as sardinhas eram rejeitadas. Ninguém curtia as pintinhas no rosto e queriam de qualquer forma camuflá-las com base e corretivo. De uns anos pra cá, virou sinônimo de charme", conta a maquiadora Daniella Vaz, do Jacques Janine Fashion Mall. O resultado? Elas rejuvenescem e dão um ar mais sensual ao look, principalmente no verão.
Para criar as sardas falsas, não existe muita regra: você pode criá-las em grande quantidade, se quiser que elas apareceram bastante, como fez Gio Ewbank, ou pode fazer poucos pontinhos suaves ao redor do nariz e nas têmporas, se quiser um visual minimalista como o de Meghan Markle. Já se quiser copiar o visual de Marina Ruy Barbosa, que tem sardas naturais, pode criar os pontinhos na testa e na área entre as sobrancelhas.
Segundo a maquiadora, as sardas são mais indicadas para as donas de pele clara, loiras e ruivas. Para criar as pintinhas no rosto, a dica é usar um lápis de olho marrom ou um lápis de sobrancelhas em tom mais claro do que o tom do fio. "A maneira mais fácil de produzir a sarda fake é usando um lápis de olho marrom e ir fazendo leves pintinhas em torno do nariz e maçãs do rosto. Tome cuidado para não fazer demais e parecer falso", ensina a especialista. A dica é criar o visual por cima da base, depois de já ter feito a pele. Por fim, o blush ajuda a deixar o rosto com ar de saúde", ensina.
Além do lápis marrom, a maquiadora conta que as sardas também podem ser criadas com um truque inusitado: com grampo de cabelo, aqueles tradicionais, que têm duas pontas arredondadas para encaixar nos fios. "Aplique um pouco de sombra marrom claro na ponta do grampo e encoste no rosto", ensina.
(Por Beatriz Doblas)