Muitas mulheres se aproveitam da maquiagem para esconder imperfeições e manchas como o melasma, problema de pele que pode ser motivado por hormônios. Com a tendência da naturalidade em alta, a make passou a valorizar ainda mais a beleza natural e deixou de cobrir essas características, principalmente quando são sardas. Essas pintas viraram charme e até quem não tem está querendo imitá-las como foi visto na passarela da grife Luisa Beccaria na Fashion Week italiana. Seguindo essa moda, a maquiadora Melissa Paladino ensina como conseguir uma maquiagem que enalteça as sardas ao invés de cobri-las em entrevista para o Purepeople. "Quem tem sardas sempre teve mais dificuldade em se maquiar. Algumas amam tanto suas sardas que preferem nem usar produtos que possam escondê-las", aponta a especialista.
O uso do iluminador está super em alta e está substituindo o contorno. Isso é visto como um fator positivo para quem quer deixar as sardas à mostra. "A maquiagem acaba transitando por varias tendências", informa a profissional ao complementar: "Temos visto no momento a tão queridinha pele iluminada ou glow que dispensa o excesso de cobertura e realça a luminosidade da pele na chamada zona T, que é o meio da testa, nariz, bochechas e lábios superiores." Apesar disso, muitas mulheres ainda não têm coragem de deixá-las visíveis ao olho nu. "Para quem deseja assumir as sardas, mas ainda tem alguma resistência, a dica é ir aos poucos diminuindo a quantidade de base no rosto e começar a iluminar a pele dando um efeito mais natural", sugere a maquiadora ao ensinar truque: "Chame atenção para outras áreas como olhos, cílios e lábios. Capriche na máscara de cílios ou numa nova cor de batom, enquanto vai se acostumando em ser naturalmente bonita com sardas lindas."
Já para quem tem certeza de que quer assumir as sardas, o ideal é optar por produtos de maquiagem que tenham uma cobertura que não seja muito espessa. "A pessoa precisa ter em mente que ela só irá corrigir áreas do rosto que precisem mesmo de correção como olheiras e marcas de espinhas", declara Melissa, citando lugares que podem explorar a colorimetria para neutralizar a cor, ao aconselhar: "Isso poderá ser feito com corretivo aplicado pontualmente e uma base mais leve que não altere muito o tom da pele nessas áreas." Antes de passar os cosméticos voltados para cobrir imperfeições, é preciso se dedicar aos cuidados com a pele. "Para começar, pode-se usar um hidratante adequado ao tipo de pele e depois usar um primer com partículas de iluminador", indica a especialista ao sugerir: "Um produto líquido ou cremoso que seja iluminador pode ser usado nas bochechas assim como um blush em creme, evitando que a pele fique pesada e cubra as sardas." As amantes do contorno vão precisar ter atenção redobrada. "Quem gosta do contorno feito no rosto para afinar as feições deve ter cuidado para não exagerar, pois pode pesar na pele escondendo as sardas", relata a profissional ao orientar: "Hoje em dia, vemos muitos tutoriais de maquiagem ensinando a fazer sardas e, o que poderia ser visto como uma característica indesejada por quem as possui, vira tendência entre as mulheres."
(Por Fernanda Casagrande)