Carolyna Aguiar pode ser usada como um exemplo de como um personagem pode transformar a vida de um ator. Em 1995, a atriz se envolveu tanto com a interpretação da mãe solteira Lu, da novela "História de Amor" - atualmente reprisada pelo canal Viva -, que decidiu formar uma família.
"Na época, eu ia para casa dos gêmeos que se revezavam para interpretar o meu filho e ficava lá cuidando deles. Foi a primeira vez que tive um contato mais direto com bebês. E me apaixonei tanto por esse universo que decidi ter um filho", relembra a atriz. Na época ela ainda assinava como Anna Aguiar.
Terminado o trabalho, ela resolveu dar um tempo na profissão, se casou e, três anos depois, deu à luz Francisco. Adepta da Siddha Yoga, ela concluiu sua formação de professora em 1998, no Ashram Shree Muktananda, em Nova York, e foi morar com a família na comunidade M.A Center, na Califórnia.
"Tem muitos famosos internacionais que frequentam o local em busca de equilíbrio. Eu também fui em busca disso. Todo mundo é ator na vida, pois a gente já nasce atuando. O difícil é ter auto-conhecimento para se perceber e tentar fazer diferente", explica Carolyna, que atualmente inaugurou o estúdio de pilates e dança Oito Tempos, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Reciclagem
Em 2000, quando voltou para o Brasil, os convites para atuar não aconteciam e Carolyna chegou a acreditar que não seria mais atriz. Durante um evento, então, ela encontrou um numerólogo que a alertou que, se não mudasse de nome, sua vida profissional não iria para frente.
"Ele me disse que se eu acrescentasse um y ao nome nunca mais assinaria um cheque vermelho na vida. Realmente a minha vida financeira deu um up! A Anna era a menininha que queria ficar em casa com a família, curtindo os filhos... A Carolyna é a atriz que quer estar nos palcos. E assim foi feito!", relembra a atriz.
Após a mudança de nome, Carolyna voltou à TV em 2004 na novela "Começar de Novo". Depois viveram participações em "Alma Gêmea" (2005) e "Páginas da Vida" (2006). O último trabalho dela na TV foi em 2011, no seriado "Os Anjos do Sexo", da Band.
"Tenho muita saudade de fazer TV, mas não sei muito bem como fazer os contatos para conseguir papéis. Sempre encontro o Maneco (Manoel Carlos, autor de "História de Amor") no restaurante ou na livraria. Converso com ele e é sempre agradável! Falo sobre a minha vontade de voltar, mas não sei ficar insistindo, pedindo...", conta a atriz.
Formada pela Escola Angel Vianna de Dança Contemporânea, a atriz tem se dedicado mais ao teatro e aos projetos que envolvam a expressão corporal. Em setembro, ela pretende levar para o museu MAR, no Rio de Janeiro, o espetáculo "Lygia.", montado em cima dos diários da artista plástica Lygia Clark.
Mas mesmo com a agenda de trabalho lotada, Carolyna ainda faz questão de priorizar a sua família. Há nove anos, ela se casou com o empresário Luís Paulo Montenegro e deu à luz Anna Clara, de 2 anos.
"A minha raspinha do tacho! (Risos). Tive a Anna com 42 anos e me dei ao direito de curtir esse momento. Ter filho mais velho é uma experiência muito interessante. Estou realizada no meu papel de mãe", garante Carolyna.
(Por Renata Mendonça)