A morte de Elke Maravilha, aos 71 anos, na madrugada desta terça-feira (16), causou comoção entre os famosos. A atriz, jurada de programas de calouros, modelo e apresentadora foi vítima de falência múltipla dos órgãos após ser submetida a uma cirurgia de úlcera. Vários artistas lamentaram a morte da artista, internada em coma induzido desde meados de julho.
A ex-bibliotecária chegou a ter os tubos retirados e manifestou desejo de voltar para casa, antes de passar por uma nova cirurgia, no final de semana. Na carreira, Elke, que será vivida por Paolla Oliveira no cinema, nasceu na Rússia, e foi jurada do "Cassino do Chacrinha" e "Show de Calouros", posteriormente rebatizado para "Novo Show de Calouros", atração que chegou a comandar. Atuou ainda em aproximadamente 30 filmes como "Xica da Silva" (1976), "Xuxa Requebra" (1999) e "Carrossel 2 - O Resgate de Maria Joaquina" (2016), em novelas como "Luz do Sol" (2007), além de ter apresentado um programa de entrevistas que levava o seu nome. Na Ditadura Militar chegou a ser presa por rasgar um cartaz de procura-se do filho da estilista Zuzu Angel.
"Sempre colorida e com esse sorriso enorme. Ela me inspira desde criança porque é ousada, irreverente ,corajosa e nunca quis ser igual a ninguém... Para sempre Elke Maravilha", lamentou Sabrina Sato. "Silêncio um anjo subiu e foi encontrar como ela dizia seu painho. Saudades", acrescentou Rita Cadillac.
Preta Gil lembrou quando conheceu a jurada. "Nunca me esquecerei a primeira vez que vi essa luz em forma de gente!! Tinha 8 anos e já era fã dela no Chacrinha, quando ela entrou a sala da nossa casa eu corri pro colo dela e de lá não queria mais sair. Uma voz doce e mansa, uma beleza de doer os olhos, uma mulher à frente de todos os tempos, uma revolução estética e afetiva ambulante!! Musa inspiradora de todas as pessoas que buscam o respeito e amor ao próximo!! Elke Maravilha, o céu hoje ficou mais colorido mais feliz com a sua chegada", legendou a cantora, recentemente vítima de racismo.
Já César Filho citou uma das frases dita pela atriz. "Ninguém foi (ou será) como ela. O mundo ficou menos colorido e menos alegre. Elke partiu! Inteligente e única, soube conduzir a vida pessoal e profissional da maneira que ela sempre quis. Descanse em paz, criança linda...", escreveu. "Difícil de acreditar", lamentou Sonia Abrão.
(Por Guilherme Guidorizzi)