Os roqueiros do Metallica desembarcam no Brasil para uma apresentação única no Rock in Rio, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19). Os integrantes da banda são esperados por fãs na porta do hotel Fasano, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, que tentam chegar perto dos ídolos antes do show no palco Mundo do festival. O grupo, que surgiu há 30 anos, é o headline da primeira noite do segundo final de semana da edição 2013 do festival. Esta é a 5° vez que o grupo vem ao país.
Os metaleiros estão rodando o mundo com a chamada MetOnTour, um show que reúne os sucessos dos anos de estrada e que também inclui músicas do novo álbum, "Through The Never". Aliás, o álbum provem do filme que o grupo rodou e está sendo lançado neste mês. Homônimo ao CD, o trabalho é o registro em IMAX 3D de alguns shows da banda, em agosto de 2012, intercalados com a história do jovem Dane DeHaan, um mensageiro que trabalha na equipe do grupo e se vê em meio a uma revolução civil após um acidente de carro.
Os shows são repletos de fogos de artifícios, que saem direto do palco, labaredas e movimentos de luzes que se casam com cada nota tocada por Kirk Hammett na guitarra, Robert Trujillo no baixo, Lars Ulrich na bateria e o vocalista James Hetfield.
Com cerca de 1h40 de duração, a apresentação começa com "Hit The Lights", segue com "Master of Puppets", "Ride The Lightning", "Fade to Black" e "The Memory Remains". Nas últimas presentações, na Ásia, o grupo variou os sucessos "The Shortest Straw", "Fuel", "Cyanide", "Broken, Beat & Scarred", "Orion" e "And Justice For All".
No tradicional bis nos shows recentes da banda, com mais três músicas, as mais tocadas costumam ser "Battery" e "Whiplash", mas o show costuma terminar com "Seek & Destroy".
Se muitos astros internacionais fazem exigências extravagantes para o camarim de shows nos países por onde passam, os roqueiros do Metallica não extrapolaram. De acordo com o jornal "Extra", eles pediram um cardápio com opções de comidas vegetarianas, incluindo cachorro-quente de tofu. Os músicos também terão à disposição massas variadas, legumes cozidos, purê de batatas e frango grelhado. Mas os pedidos não se limitam às refeições. Duas passadeiras foram solicitadas, já as máquinas de lavar e secar roupas serão trazidas de avião pela própria equipe.
Ingrid Berger, que trabalha há 30 anos nos bastidores com as grandes estrelas da música e é responsável pelos camarins do festival, conta em entrevista ao jornal "O Globo" que os integrantes do Metallica "são de lua". "Tem dias que estão superbem e saem para o lounge, para falar com os outros artistas, mas quando cismam em se isolar, eles se entocam mesmo", conta ela, acrescentando que o grupo tem uma certa mania. Ao chegarem ao lugar do show, os músicos tiram absolutamente tudo de dentro do camarim para depois recolocar e mudam sutilmente a arrumação.
Aos fãs que não conseguiram comprar ingressos para o Rock in Rio, calma! Segundo informações do jornal "Destak", a banda volta no final do ano e já tem um show em São Paulo confirmado.
Curiosidades sobre a banda:
- Um integrante do Metallica, Cliff Burton, sofreu um acidente de ônibus em 27 de setembro de 1986 e morreu. O baixista dormia na cama do atual guitarrista, Kirk Hammet, quando o acidente aconteceu. Os músicos haviam trocado de cama naquela noite. As cinzas foram jogadas pela Bay Area.
- Foi por causa de Cliff Burton que a banda se mudou de Los Angeles para San Francisco, já que ele se recusou a morar em L.A. ao ser convidado a fazer parte do grupo.
- O vocalista James Hetfield é filho de pais muito religiosos, especialmente a mãe, que faz parte de uma religião chamada de "ciência cristã", que proíbe que as pessoas se curem através da medicina. Por este motivo, ela morreu vítima de um câncer quando ele tinha 16 anos. Esse fato inspirou algumas letras de músicas do grupo, como " The god that failed" e "Dyers eve".
- Como Hetfield sempre bebeu demais para esquecer a perda da mãe, a banda recebeu o apelido durante turnê pela Europa de "Alcohollica", em 1985. Os integrantes não se incomodaram e até chegaram a fazer camisetas com o nome estampado. Mas o problema da bebida ficou sério e o vocalista se internou em uma clínica de reabilitação, em 2002. Desde então ele abandonou o vício.
- Após a queda do Muro de Berlim e a dissolução da União Soviética, o Metallica foi uma das primeiras bandas americanas a tocar em Moscou, em setembro de 1991, no festival "Monsters of Rock". O show foi superlotado por soviéticos animados com a chance de assistir a um grande show de uma banda dos Estados Unidos em tempos de Guerra Fria.
- O baterista Lars Ulrich é dinamarquês e se mudou para os Estados Unidos quando tinha 16 anos. Seu pai, o ex-tenista profissional Toroben Ulrich, chegou às oitavas de final do US Open, em 1968, um dos quatro torneios anuais de tênis mais importantes do mundo.
- Ulrich faz uma ponta no filme americano de comédia "O Pior Trabalho do Mundo", lançado em 2010. Em 2011, ele voltou aos sets ao lado de Nicole Kidman e Clive Owen no filme para TV "Hemingway and Gellhorn", exibido pela HBO, interpretando um documentarista.
- Ulrich processou o Napster, programa de troca de arquivos de música da internet, no ano 2000, e isso atrapalhou a imagem da banda. O baterista passou a ser odiado nos Estados Unidos.
- Os integrantes da banda já tiveram outros empregos no passado. James Hetfield já trabalhou em uma fábrica de adesivos, já foi monitor escolar e em mudanças. Lars foi jornaleiro e também já trabalhou em um posto de gasolina. Kirk foi atendente no Burger King e Jason teve experiências em lanchonetes preparando hamburgueres e pizza e foi motorista de caminhão.
- O desenho da logomarca do Metallica foi criado por James Hetfield.